Catopês, marujos e caboclinhos “invadem” a Marquês de Sapucaí

Cerca de 200 dançantes de Montes Claros vão desfilar no Sambódromo do Rio de Janeiro - Passarela Professor Darcy Ribeiro, inaugurado há exatos 40 anos na Avenida Marquês de Sapucaí.

Cerca de 200 dançantes de Montes Claros vão desfilar no Sambódromo do Rio de Janeiro – Passarela Professor Darcy Ribeiro, inaugurado há exatos 40 anos na Avenida Marquês de Sapucaí. Será na madrugada desta sexta-feira (9/ 2) para sábado, na abertura da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro, maior espetáculo da terra. A Acadêmicos de Niterói apresentará o enredo autoral intitulado “Catopês – Um céu de fitas”, desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins. Este enredo tem como propósito explorar a rica cultura popular da Festas de Agosto, originária de Montes Claros, destacando tradição e resistência.

A escola de samba entrará no Sambódromo, por volta das 2 horas de sábado, estandartes em nome da fé, exaltando a cultura popular. A Festa de Agosto, que têm mais de 184 anos, teve seu início nas mãos dos negros das antigas fazendas na região do antigo Arraial das Formigas. Esses grupos negros estabeleceram toda a estrutura dos Catopês como uma festa de cunho religioso dedicada às liturgias católicas em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e o Divino Espírito Santo.

Personagens emblemáticos da resistência cultural, como Mestre Zanza, comandante do primeiro terno de Nossa Senhora do Rosário e o mais antigo da cidade, contribuíram significativamente para o fortalecimento das manifestações culturais e folclóricas das tradicionais Festas de Agosto de Montes Claros. A escola de samba fará uma homenagem às Festas de Agosto, considerada a mais importante celebração religiosa e cultural da região, levando para a avenida os catopês, marujos e caboclinhos.

“A gente abre o desfile trazendo os três povos que compõe o nosso país e que formaram esses grupos. A gente começa com os indígenas que contribuíram para a formação dos caboclinhos. Os portugueses que através das lutas entre cristões e mouros contribuíram para a marujada e os negros que através de sua congada trouxeram os catopês”, explicou o carnavalesco Tiago Martins à Rede Bandeirantes.

“Se eu tinha fé, hoje tenho muito mais. A fé deles move muitas coisas. A gente participou daquele cortejo, chegou até o levantamento dos mastros. Ver as pessoas contando suas promessas, pagando suas promessas, foi muito lindo. Por meio desse cortejo conheci antropólogos, historiadores e fomos acrescentando conteúdos para dentro do nosso enredo para enriquecer mais ainda a história”, complementou Martins. Para referenciar a cidade de Montes Claros, a agremiação irá colorir a Sapucaí com um céu de fitas, uma vez que durante a festa, ela é decorada com um tapete colorido, embalado pelas famosas fitinhas.

O último carro será especialmente emocionante, pois homenageará o Mestre Zanza, uma figura fundamental na continuidade das Festas de Agosto que desempenhou um papel crucial ao manter viva essa tradição, mesmo quando tentaram acabar com ela. O desfile também contará com a participação de Mestre Zanza Júnior, filho do mestre Zanza, que continua o legado de seu pai, representando a transmissão dessa tradição de geração em geração.

Catopês, marujos e caboclinhos "invadem" a Marquês de Sapucaí
A ACADÊMICOS de Niterói fará homenagem às Festas de Agosto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Entidades empresariais realizam o Acelera 3.0 na cidade no dia 22
Entidades empresariais realizam o Acelera 3.0 na cidade no dia 22
Com uso de drone, homem desaparecido é encontrado
Com uso de drone, homem desaparecido é encontrado
Obra da ponte do JK avança e deverá ser concluída em maio
Obra da ponte do JK avança e deverá ser concluída em maio
MÉDICO RECEBE HOMENAGEM NA CÂMARA
MÉDICO RECEBE HOMENAGEM NA CÂMARA
Soterramento em obra deixa um homem morto e outro ferido
Soterramento em obra deixa um homem morto e outro ferido
RFB retém R$ 300 mil em mercadorias
RFB retém R$ 300 mil em mercadorias
Dnocs realiza pavimentação em municípios do Norte de Minas
Dnocs realiza pavimentação em municípios do Norte de Minas
Zona eleitoral da cidade conquista Selo Ouro
Zona eleitoral da cidade conquista Selo Ouro
Amams promoverá encontro para discutir assistência social
Januária passará por inspeção técnica na Comarca
Lançamento será em Montes Claros no dia 18
Secretário exalta relevância de programa que atende a região
TJMG realiza Mutirões do Júri em comarcas do interior de MG
Pintor cai de andaime após receber descarga elétrica
Copasa inicia obras para ampliar oferta de esgotamento sanitário
Prefeituras recebem primeiro FPM de abril
Estado consolida liderança nacional em energia solar
Jovem é agredido e amarrado dentro de casa durante assalto
Roubada carga de 20 toneladas enviada para prédio interditado
Motociclista bate em carro e é arremessado em avenida
Carro furtado em SP é apreendido na MGC-122