Os telefones dos cartórios eleitorais do interior do Estado foram alterados. A mudança acontece em razão da troca do sistema de telefonia do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que adotou, por questões técnicas e econômicas, o sistema Voz sobre Protocolo de Internet (VoIP), utilizando a rede de dados do Tribunal. Na primeira fase, apenas os cartórios de Contagem, Betim, Uberlândia e Juiz de Fora não fazem parte da mudança. Já os telefones dos cartórios de Belo Horizonte e da sede do Tribunal não serão alterados.
Em razão da modificação, com o uso do VoIP, outra novidade diz respeito ao uso de DDD nas ligações para os cartórios eleitorais. Os cartórios eleitorais do estado passam agora a constar na área de abrangência do DDD 31, mesmo que o município tenha DDD diverso no sistema telefônico tradicional.
Por exemplo: o município de Espera Feliz tem o DDD 32, entretanto o cartório eleitoral passa a ter o telefone (31) 3010-9836; Caratinga tem o DDD 33 e o cartório eleitoral passa a ter o telefone (31) 3010- 9325.
Portanto, nos municípios fora da área de abrangência do DDD 31, a ligação para os cartórios eleitorais do interior que já estão utilizando a tecnologia VoIP terá o custo de um interurbano. Por esse motivo, o TRE orienta às eleitoras e aos eleitores que utilizem o Disque-Eleitor (148) para obter informações e solicitar a transferência da ligação diretamente para a sua zona eleitoral de origem com o custo de uma ligação local.