Com apoio do NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS, o Expresso Solidário lança neste sábado (16), a partir das 8 horas, a nova etapa do projeto “Cintra Vivo”, com foco na urbanização da região, conservação do meio ambiente e perenização deste córrego, que tem sua nascente dentro de Montes Claros, que corta vários bairros da cidade, e é considerado um “um rio vivo”, pois se encontra ali espécies de peixes, cágados , bem como, animais peçonhentos , restos de material da construção civil, eletrodomésticos descartados de maneira errônea, vidros, plásticos, entre outros.
O projeto estimula os calouros/veteranos do ensino superior da cidade e região a trocarem os trotes pejorativos e muitas vezes agressivos por ações sociais, que neste evento contará com 40 acadêmicos, voluntários, das diversas áreas do conhecimento. A 4ª Edição do Campeonato Virtual de Pipa – Campanha Educativa, que lança oficialmente o Projeto Cintra Vivo, que terá a sua final realizada no Parque Municipal Nilson Espoletão (Parque das Mangueiras), no Bairro João Botelho, que tem por objetivo a educação do ser humano forma de conscientização.
A iniciativa é trabalhar junto as escolas/comunidade, desde maio/2023, o que a legislação (Lei Municipal nº 5.289 – Lei Estadual 23.515.) regula para soltura de pipas em Montes Claros, as penas e agravantes da atividade quando praticada de maneira inadequada e ilegal – usar linhas cortantes, soltar pipas debaixo da rede elétrica, soltar pipas nas linhas férreas, bem como, os incidentes e acidentes que podem ser provocados. A cultura de soltar pipa é muito prazerosa, mas as pessoas precisam entender, de maneira legal e responsável, como poderá ser realizada. Serão premiadas pipas em 5 categorias: pipa mais engenhosa; pipa mais bonita; maior pipa; menor pipa; pipa de material reciclável. Toda pipa inscrita deverá ser acompanhada por uma frase criativa e educativa, alusiva ao tema “Soltar Pipa e Ser Legal”. No dia, será, também, realizada uma ação social, com atendimento a comunidade nas atividades de educação., saúde, cidadania, tecnologia, lazer, cultura e meio ambiente.
Haverá medição de glicemia; teste de acuidade visual, medição de IMC; assistência e orientação jurídica; orientações financeiras; brinquedos infantis; distribuição de algodão doce para crianças, distribuição de pipoca para crianças, apresentação de fanfarras de escolas, atualização do cartão de vacina da criança, adulto, gestante e idoso, avaliação nutricional, acolhimento de psicologia. Orientações fisioterapêutica; avaliação odontológica; atividade física (alongamento, aeróbico e zumba).
PICS – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (cromoterapia, auriculoterapia, aromaterapia, entre outras), educação Ambiental; doação de mudas nativas.
Terá caravanas de Escolas das cidades de Mirabela, São João da Ponte, Grão-Mogol, Botumirim, Cristália, Janaúba, entre outras, já confirmaram presença, quando se inscreveram e foram pré-selecionados para a final do campeonato. Entidades/Empresas parceiras – 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Montes Claros; Receita Federal. Rotary; Lions; Convenorte; Sicoob; Mega Ótica; Rede Saúde; Santec Equipamentos médicos hospitalares; Câmara de Montes Claros, Prefeitura de Montes Claros; Escolas Estaduais Felício Pereira de Araújo, Simeão Ribeiro; Vereador Francisco Tófani, Projeto Social Mackenzie; Projeto Social Isac; Projeto Social Amigos Gente Humilde, Minera Engenharia; Mesa Brasil Sesc; Nova Papelaria; Autoescola Educar, Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente – NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS. A realização é do Instituto Maçônico VGN e coordenação da Loja Maçônica Arlindo dos Santos – Loja Maçônica Vigilantes do Norte.