[views count="1" print="0"]

Câmara propõe desburocratizar perfuração de poços artesianos

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou na manhã dessa quinta-feira, audiência pública para discutir a portaria do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) n° 33, de 21 de julho de 2023, que burocratiza a perfuração e renovação das outorgas de poços artesianos.

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou na manhã dessa quinta-feira, audiência pública para discutir a portaria do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) n° 33, de 21 de julho de 2023, que burocratiza a perfuração e renovação das outorgas de poços artesianos. A reunião foi de iniciativa da vereadora Graça da Casa do Motor, do União Brasil, presidente da Comissão de Agricultura, que justificou o impacto na produção rural e sobrevivência das comunidades, com a dependência da retirada de água do subsolo.

A proponente da audiência, enfatizou a importância do recurso hídrico e a preocupação ambiental, solicitou a retirada da portaria e um estudo mais viável que não prejudique as comunidades rurais. “Por meio dessa nova portaria, os processos de solicitação de outorga para o uso de água a partir de poços tubulares profundos na área delimitada ficam restritos. Sabemos da preocupação ambiental, mas precisamos de água para sobrevivência humana, para o agronegócio, animais e outros. É necessário buscarmos uma solução concreta junto ao IGAM e ao Governo para resolvermos isto”, disse a vereadora.

O presidente do Comitê da Bacia do Verde Grande, Flávio Oliveira, apresentou sugestões de uso, preservação e conservação da água, propondo soluções para garantir um acesso seguro e sustentável a este recurso. “Nós temos mais de 14 propostas, muitas ideias que podem ser viáveis, o que falta é ação. Precisamos cobrar das autoridades para que estas ideias possam sair do papel”, conclui. Uma das sugestões é uma ação em nível de propriedade rural, com incentivo à produção de barragens, barraginhas, curvas de nível, recuperação de matas ciliares e de topo.

O secretário municipal de Agricultura, Osmani Barbosa, comentou sobre o momento complicado para o Norte de Minas com a questão da falta água. “Temos mais de duzentos poços na nossa região que podem ser fechados em comunidades que dependem desta água para sobrevier, produzir e consumir. Esta portaria complica ainda mais e prejudica as comunidades rurais. Precisamos de uma solução urgente para resolver este problema da melhor maneira”.

O coordenador Regional do IGAM, Wesley França, explicou que com a escassez hídrica, a população está lidando com uma grande problemática e a utilização desenfreada da água pode causar grandes prejuízos futuros. “Um grande exemplo é de outros países, como a Espanha, onde o pessoal precisou abandonar a perfuração dos poços, por não encontrar mais água no local”. O coordenador pontuou que o IGAM tem trabalhado da melhor maneira para aplicar a gestão de recursos hídricos no Norte de Minas, e que as normas vieram para ter um controle do uso sustentável da água. A Câmara Municipal fará Moção para revogar a portaria 33, de 21 de julho de 2023, que será enviada ao Governo de Minas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

"A impressão do voto traz insegurança ao eleitor", diz presidente Cármen Lúcia
A impressão do voto traz insegurança ao eleitor", dizpresidente Cármen Lúcia
Amams celebra aprovação da concessão
Amams celebra aprovação da concessão
Montes Claros receberá o Curso Conexão CNM na próxima quarta
Confederação Nacional trará o curso Conexão a Montes Claros
Amams cobra aos governos ações urgentes
Amams cobra ações urgentes aos governos
PEC de hospitais recebe aval de comissão
PEC de hospitais recebe aval de comissão
EM VOTAÇÃO conturbada, a Assembleia Legislativa aprovou ontem a proposta que facilita a privatização da Copasa
Aprovada PEC que facilita venda da Copasa
Privatização da Copasa pauta nova audiência da Comissão do Trabalho
Privatização da Copasa pauta nova audiência da Comissão do Trabalho
Unimontes defende valorização de servidores em encontro na ALMG
Unimontes defende valorização de servidores em encontro na ALMG
Prefeito reafirma compromisso da cidade com o meio ambiente
Deputado exalta a importância do Cemig Agro
Assembleia vem debater combate à miséria
Estado autoriza início das obras de ponte na região
Governo entrega obra do Contorno Viário
Ampliação do Piso Mineiro para R$ 130,7 milhões anuais garante maior apoio a pessoas que mais precisam nos 853 municípios do estado 
Secretário executivo da Amams recebe medalha Matias Cardoso
Cimams inaugura sede própria de R$ 4 milhões
Ranking põe UFMG entre as melhores 
Unimontes divulga relação candidato/vaga do Vestibular
A impressão do voto traz insegurança ao eleitor", dizpresidente Cármen Lúcia
Cidades da região receberão diversas ações
Amams celebra aprovação da concessão