[views count="1" print="0"]

Bancada cobra ações para enfrentar a seca

Com a presença de autoridades regionais, gestores municipais, vereadores, acadêmicos e órgãos ambientais que lotaram o evento pela manhã, o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, do MDB, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, abriu o Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais

Com a presença de autoridades regionais, gestores municipais, vereadores, acadêmicos e órgãos ambientais que lotaram o evento pela manhã, o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, do MDB, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, abriu o Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais: Desafios da Convivência com a Seca e a Chuva Extrema, alertando para a importância do evento e frisando sua construção coletiva, por mobilizar mais de 60 parceiros e praticamente todos as universidades de Minas.

O evento foi realizado na última sexta-feira, na biblioteca da Unimontes em que outros integrantes da bancada do Norte na ALMG destacaram a necessidade de dar atenção especial à questão, para evitar que ela se agrave e se torne incontrolável. “O seminário foi lançado em 14 de março, antes, portanto, da tragédia que assola o Rio Grande do Sul (desde maio). Mas o que aconteceu lá só reforça a urgência do tema”, pontuou o deputado.

Segundo Tadeu Martins Leite, extremos climáticos gritantes têm ficado cada vez mais em evidência. “A estiagem afeta muito a região, mas também temos que aprender a conviver com as chuvas fortes em espaços curtos de tempo. O importante é se debruçar sobre a discussão de ações, de forma técnica como tem sido feito pela Assembleia neste seminário”, destacou o presidente do Legislativo Mineiro.

A vice-presidente da ALMG, deputada Leninha, do PT, também defendeu ações de convivência, mas também de prevenção a questões ambientais e climáticas, com mais recursos. “É preciso de fato uma ação incisiva também no Orçamento do Estado, porque sem isso e sem prevenção, daqui a pouco teremos os refugiados ambientais”, alertou Leninha. O deputado Gil Pereira, do PSD, ressaltou, por sua vez, que, apesar das dificuldades, o Norte de Minas tem contribuído para a transição energética do Estado, respondendo por mais de 90% dos investimentos em energia limpa, importante para o meio ambiente, conforme frisou.

O deputado Arlen Santiago, do Avante, também abordou a questão orçamentária para dar suporte ao enfrentamento das questões climáticas, criticando os altos juros cobrados por conta da dívida do Estado com a União. O deputado Oscar Teixeira, do PP, defendeu a importância do seminário e ilustrou as variações climáticas citando que, na véspera, Montes Claros amanheceu com 14 graus, chegando a 30 graus horas depois. Também presente, a deputada Lohanna, do PV, elogiou as discussões. “Se Minas politicamente é uma síntese do Brasil, do ponto de vista ambiental também somos, por isso é tão importante a Assembleia ter a possibilidade de estar nos territórios, perto do cidadão, com este seminário”, ressaltou a parlamentar.

Bancada cobra ações para enfrentar a seca
Deputados do Norte de Minas participaram do seminário da Assembleia em que se discutiu sobre a seca. Crédito: GUILHERME PROTZNER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Reformulação da Arsae recebe sinal verde na ALMG
Reformulação da Arsae recebe sinal verde na ALMG
Prefeitura promove oficina da natureza
Prefeitura promove oficina
Prefeitos se reuniram para instalação de consórcio
Prefeitos se reuniram para instalação de consórcio
Audiência discutiu criação de blocos regionais de saneamento
Audiência discutiu criação de blocos regionais de saneamento
Vereador chama atenção para apagão natalino
Vereador chama atenção para apagão natalino
Projeto Minas Pela Infância apoia municípios em políticas públicas
Projeto Minas Pela Infância apoia municípios em políticas públicas
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
Operação Natalina reforça segurança em todo o comércio de MOC
CDL e PM lançam Operação Natalina no hipercentro
Deputado provoca quebra-quebra na Câmara
TSE realiza cerimônia de entrega de prêmios nesta quarta
Infraestrutura lidera pauta de requerimentos aprovados
Câmara Municipal homenageia o North Esporte Clube com medalha
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
Operação derruba esquema de R$ 3 mi em desvio de cargas
Prevmoc inaugura nova sede no Jardim São Luiz
Praça Doutor Carlos ganha nova vida com revitalização
Amams realiza seminário sobre regulação municipal
Poeta José Antônio no Espaço Cultural de Montes Claros