[views count="1" print="0"]

Câmara homenageia Usina de Biocombustível Darcy Ribeiro

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou sessão especial nessa segunda-feira para homenagear a Usina de Biocombustível Darcy Ribeiro – Petrobras (PBio) pelos 15 anos de instalação na cidade e pelos serviços relevantes prestados à sociedade a partir do município.

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou sessão especial nessa segunda-feira para homenagear a Usina de Biocombustível Darcy Ribeiro – Petrobras (PBio) pelos 15 anos de instalação na cidade e pelos serviços relevantes prestados à sociedade a partir do município. A sessão solene, a partir de proposição da vereadora Iara Pimentel, do PT, contou com a presença de autoridades políticas, militares, funcionários da instituição e membros da sociedade civil.

Durante a sessão, a vereadora destacou a importância da Petrobras e o compromisso dos trabalhadores em manter a unidade em Montes Claros, ressaltando os impactos econômicos e sociais positivos proporcionados pela usina. Ela também mencionou os desafios enfrentados no passado, incluindo uma greve e uma audiência pública realizada, em 2021, para discutir o fechamento da unidade, que colocou em risco a permanência da unidade na cidade.

O gerente de operações da usina, Henrique Haueisen, enfatizou o papel crucial do biocombustível na produção de energia sustentável e no desenvolvimento ambientalmente responsável. Destacou que o biodiesel pode reduzir significativamente as emissões de carbono em comparação ao diesel tradicional, o que contribui para a descarbonização da frota de veículos pesados no Brasil.

A deputada Leninha, do PT, 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa sublinhou a importância estratégica da usina para Minas Gerais e para o Brasil, ao promover a inclusão social: a integração de catadores e catadoras de materiais recicláveis no processo de produção de energia limpa. A parlamentar também alertou sobre ameaças à soberania nacional no setor de biocombustíveis e defendeu a manutenção e o fortalecimento da unidade de Montes Claros.

Representante do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro), Renan Raboni Diniz abordou os desafios enfrentados durante o período de desinvestimento da Petrobras entre 2016 e 2022, incluindo os impactos da pandemia de Covid-19 e a greve dos trabalhadores. Ele destacou conquistas recentes, como projeto de mestrado em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a expansão do plano de saúde para familiares dos funcionários, enfatizando que a usina continua operando plenamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

LULA CUPULA
Lula leva agenda climática ao centro do G7
stf x bigtechs
STF impõe novas regras e amplia dever das plataformas
Professores doutores denunciam salários defasados da Unimontes
Projeto de Lei propõe nomeação de reitor da Unimontes pelo voto direto
CONGRESSO
Mulheres ainda ocupam menos de 20% do Congresso Nacional
LDO - AUDIENCIA PUBLICA
LDO projeta orçamento de R$ 3,3 bilhões para 2027
Screenshot_22
Entrega de máquinas reforça municípios da região
Deputado Carlos Pimenta
Deputado se reúne com secretário de Saúde em Minas
01 - FCA - VLI
Proposta final para concessão da FCA inclui corredor ferroviário Minas–Bahia
Renatura lização de rios é estratégia contra enchentes nas cidades
Funasa e Ministério firmam acordo para levar água a quilombolas
Prefeitura leva cidadania e serviços públicos
Governo mineiro divulga lista de agraciados com a Medalha da Inconfidência
Eduardo Cunha avança e articula base na região
Câmara Municipal concede título de Cidadão Honorário a Tampinha
ZEMA ANTECIPA SAÍDA E ENTRA NO JOGO PRESIDENCIAL
Ano Novo reacende conflitos antigos sem fim
700 milhões em planta de grafite no Jequitinhonha 
Na torcida pelo hexa, Sigma Lithium lançou parque do torcedor em Taquaral e Araçuaí 
Minas Trend vence Prêmio Frente da Moda Mineira 
Aeroporto de MoC terá terminal de cargas  
OAB-MG integra mobilização nacional pela Reforma do Judiciário e apresenta propostas da Comissão de Juristas