A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização recebe lideranças de Curral de Dentro e de Santa Cruz de Salinas, ambos no Norte de Minas, além de técnicos e especialistas em informações territoriais, para debater possível mudança nos limites entre os dois municípios. A audiência será nesta segunda-feira, 13, às 10 horas, no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O requerimento é do deputado Leleco Pimentel, do PT, vice-presidente da comissão. Ele explica que as comunidades rurais de Passagem de Pedra, Laranjão e Caraíbas estão a oito quilômetros do município de Curral de Dentro, mas pertencem a Santa Cruz de Salinas, cuja sede está a 43 quilômetros, passando por Curral de Dentro.
“Em Curral de Dentro, os moradores dessas comunidades têm acesso a políticas públicas e facilidades de natureza cartorial, como registro de terras e heranças. A distância até Santa Cruz de Salinas tem dificultado e tornado burocrático e oneroso o vínculo dos moradores”, justifica Leleco Pimentel.
Segundo informações do gabinete do parlamentar, não há nenhum projeto formalizado sobre essa mudança, e a intenção é suscitar o debate, já que existe o desejo dos moradores de fazer a alteração. Outro objetivo do debate seria identificar a melhor instância para dirimir esse tipo de dúvida, já que há muitos conflitos territoriais em Minas, sem parâmetros claros sobre o atendimento à população.