Durante a reunião ordinária dessa terça-feira pela manhã, os vereadores da Câmara Municipal de Montes Claros discorreram da tribuna, sobre temas relevantes para a população, relacionados à saúde, educação e esporte.
O vereador Edson Cabeleireiro, do PV, ressaltou a conclusão da Unidade Básica de Saúde (UBS) na comunidade de Buriti do Campo Santo, no antigo prédio escolar.
Em relação ao Programa de Saúde da Família (PSF) Violeta, que atende aos moradores do bairro Alice Maia e de parte do Vila Exposição, o presidente da Câmara, Junior Martins (PP) comentou que uma nova casa está sendo procurada para alocar, visando abrigar o programa e não comprometer o atendimento à população.
O segundo-secretário da Casa, vereador Wilton Dias, do Avante, cobrou da administração municipal, a entrega de ambulância para o distrito de São Pedro da Garça, visando atender a população e facilitar o transporte de pacientes para os hospitais da cidade. O compromisso foi assumido pelo vereador com lideranças do distrito antes das eleições de 6 de outubro.
Na área educacional, a evolução da obra do Cemei Amiguinhos da Vila, na Vila Guilhermina, foi destacada pelo primeiro- -secretário da Casa, vereador Igor Dias, do PRD. Ele destacou que em breve o educandário será inaugurado, para atender dezenas de crianças da região
Ainda sobre Educação, a vereadora Graça da Casa do Motor, do União Brasil, destacou que a primeira fase da reforma da Escola Municipal Celme Borém está prestes a ser concluída. Na reforma, estão previstas a construção de muro, salas e cantinas mais amplas, pintura e troca do piso. As obras, segundo ele, proporcionará mais segurança e acessibilidade para os 70 alunos atendidos, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. “A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento. Investir em educação é um compromisso com o futuro, para formação de cidadãos capacitados e conscientes, capazes de contribuir para o progresso”, afirmou a vereadora.
O esporte foi abordado pelo vereador Marcos Nem, do Podemos. Ele enfatizou o complexo esportivo no bairro Defino Magalhães e disse que a Arena Moc está em fase de licenciamento. A administração municipal anunciou a disposição de viabilizar este projeto no primeiro semestre deste ano.
O vereador Marlus do Independência, do PSD, cobrou do Executivo, a construção de quadra de cimento no lugar que atualmente é uma quadra de areia, na rua Dinamarca, no bairro Independência, com previsão de consumir recursos da ordem de R$ 100 mil. A liberação da quadra poliesportiva da comunidade de Poço Novo para a prática esportiva foi a cobrança apresentada ao Executivo pelo vereador Rodrigo Cadeirante, do União Brasil.