A vitória sobre o Bragantino, na rodada passada, fez do Atlético o time que mais pontuou fora de casa, até o momento, no Campeonato Brasileiro. Agora, o Galo tem dois compromissos seguidos na Arena MRV para melhorar os números como mandante e se fortalecer na briga pelo G-6. Como visitante, o Atlético somou 25 pontos em 45 disputados, um aproveitamento de 55,5%. Em casa, os números estão abaixo da expectativa. Foram 21 pontos em 42 possíveis.
O aproveitamento é de 50%, que deixa o clube apenas como a 14ª melhor campanha entre os mandantes. Foram cinco derrotas em seus domínios, com seis vitórias e três empates.
Nos dois últimos jogos na Arena MRV, o Galo saiu derrotado. Foi superado por Coritiba e Cruzeiro, times que lutam contra o rebaixamento. Agora, o Atlético vai encarar Fluminense e Fortaleza, equipes envolvidas nas finais da Libertadores e Sul-Americana, respectivamente.
O duelo com o Fluminense é neste sábado, às 21h. O confronto com o Fortaleza é na quarta-feira que vem, às 21h30. O Atlético quer afastar desconfianças e engatar uma sequência de bons resultados na Série A do Campeonato Brasileiro. Para o jogo contra o Fluminense, pela 30ª rodada, um fator que pode ajudar nesse objetivo são os retornos na Cidade do Galo. O técnico Felipão pode ter até quatro reforços.
Dois nomes certamente estarão de volta à lista de relacionados. O zagueiro Mauricio Lemos e o meiocampista Zaracho cumpriram suspensão automática na vitória do Atlético sobre o RB Bragantino (2 a 1), pela 29ª rodada, e voltam a ficar à disposição de Scolari. Outros dois atletas iniciaram trabalhos de transição física, realizaram atividades com bola nos últimos dias e podem aparecer como opções no banco de reservas do Galo. São eles: o lateral-direito Mariano, que se recupera de lesão na coxa direita, e o meio-campista Edenilson, que se recupera de entorse no tornozelo esquerdo.
A tendência é que Lemos e Zaracho retornem aos postos como titulares, como ocorreu no clássico contra o Cruzeiro. A principal dúvida está relacionada à continuidade do atacante argentino Cristian Pavón entre os titulares. Diante do RB Bragantino, Pavón compôs, pelo lado direito, a linha de meio-campistas do 4-4-2 do Galo. Em tese, disputa a titularidade com Zaracho, mas também pode ser acionado pelo lado esquerdo na vaga de Rubens. Sendo assim, a provável escalação do Atlético para enfrentar o Fluminense conta com: Everson; Saravia, Mauricio Lemos, Jemerson e Arana; Otávio, Alan Franco, Zaracho (Pavón) e Rubens; Paulinho e Hulk.