Na tabela do Campeonato Brasileiro de 2023, só dois clubes aparecem sem “bolinha vermelha” na coluna de retrospecto recente de resultados. O Atlético é um deles. Está invicto há cinco jogos na Série A, e encostou de vez no G-6. Ao vencer o Internacional no Beira-Rio, mas também pelos resultados do fechamento da 25ª rodada, o Galo viu crescer a probabilidade de vaga na Copa Conmebol Libertadores de 2024 para 50,3%. É o melhor momento da “era Felipão”.
Esses dois fatores – invencibilidade e chance de Libertadores – são diretamente possíveis graças ao desempenho do Athletico-PR no fim de semana. O Furacão perdeu para o lanterna Coritiba por 2 a 0, no clássico do Paraná, permanecendo em 40 pontos. O clube rubro-negro era o dono da maior sequência invicta do Brasileiro, com 14 jogos sem perder, até o tropeço para o pior time da Série A. Do lado do Atlético, a última derrota foi para o Vasco da Gama, no Maracanã.
Não há dúvidas da recuperação que o Atlético sofre na tabela do Brasileiro, após o início do trabalho de Felipão ter sido marcado por nove partidas sem vencer. Agora, nos últimos 10 jogos da competição, o Galo somou 19 pontos. Só o Bragantino, agora vice-líder, fez mais, com 21 pontos. “Nós somamos 4 pontos em 27 possíveis (no começo), acho que foram quatro, e olhe lá. Agora, nos últimos jogos é que fizemos os pontos para uma situação que nos coloca na possibilidade de nos colocar num grupo seleto (de vaga na Libertadores). Ainda estamos pagando o preço dos jogos iniciais”, disse Felipão.
No recorte do returno, em seis rodadas, o Atlético conquistou 13 pontos (em 18 possíveis). É o melhor time da segunda metade do Brasileiro. Fortaleza e Bragantino também obtiveram a mesma pontuação. Na próxima rodada, no domingo, o Galo encara o Coxa na Arena MRV, às 18h30.