[views count="1" print="0"]

Assembleia inicia discussão sobre crise climática em Minas

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais e parceiros começam a se debruçar em busca de alternativas para se conviver com a crise climática no estado de forma menos traumática – seca e chuvas intensas -, que causam problemas de toda ordem.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais e parceiros começam a se debruçar em busca de alternativas para se conviver com a crise climática no estado de forma menos traumática – seca e chuvas intensas -, que causam problemas de toda ordem. Na tarde dessa quinta-feira, representantes dos grupos de trabalho do Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais – Desafios na Convivência com a Seca e Chuva Extrema -, se reuniram pela primeira vez na sede do parlamento mineiro e iniciaram os debates. Integrantes de instituições como universidades, órgãos públicos e entidades da sociedade civil receberam informações sobre a estrutura e o cronograma do seminário.

O Seminário foi anunciado pelo presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, do MDB, ao destacar a preocupação com a seca cada vez mais intensa no Norte de Minas e às vezes com chuvas intensas, que causam problemas. A proposta é identificar meios para amenizar as crises climáticas, de forma a prejudicar menos a população.

As discussões dos grupos de trabalho serão divididas em quatro eixos temáticos: ambiental, social, econômico-produtivo e institucional. As reuniões serão online e terão início no dia 4 de abril. O objetivo dessa etapa é analisar os planos e políticas públicas já existentes e apresentar sugestões para aprimorá-los. Além disso, os grupos de trabalho poderão indicar experiências exitosas de convivência com a seca e a chuva extrema, sugerir debatedores para participar dos encontros regionais e indicar temas e formatos para a etapa final do seminário.

A fase de interiorização do evento terá início em maio. Serão realizados encontros regionais em cinco cidades, ainda não definidas. O seminário técnico será realizado na ALMG nos dias 8 e 9 de agosto. Os participantes do evento deverão identificar diretrizes de atuação legislativa e governamental para o enfrentamento da transformação climática, cujas consequências já são sentidas em Minas Gerais, com o agravamento das estiagens e a intensificação das chuvas torrenciais.

As sugestões apresentadas ao final do seminário poderão se desdobrar em pedidos de providências para autoridades, projetos de lei para aprimorar as políticas públicas já existentes e emendas ao Orçamento do Estado e ao Plano Plurianual de Ação Governamental, que detalham os gastos públicos em ações e programas de enfrentamento da crise climática.

O seminário técnico tem o objetivo de construir soluções estruturantes e de longo prazo para a convivência com os fenômenos climáticos extremos. Além disso, por meio de parceria da ALMG com o BH-TEC, serão fomentados projetos de inovação tecnológica voltados para o enfrentamento da crise climática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Três pessoas morrem em acidente na BR-251
Três pessoas morrem em acidente na BR-251
Homem preso por matar irmão a machadada
HOMEM PRESO POR MATAR IRMÃO A MACHADADA
Policial penal mata esposa e filha em Januária
Policial penal mata esposa e filha em Januária
Operação contra abuso sexual infantojuvenil
Operação contra abuso sexual infantojuvenil
Pai preso suspeito de estuprar filha de 3 anos
Pai preso suspeito de estuprar filha de 3 anos
Quadrilha paulista é presa no Norte de Minas
Quadrilha paulista é presa no Norte de Minas
Motorista foge após atropelar motociclista e matar garupa
Motorista foge após atropelar motociclista e matar garupa
Telhado desaba e suspeito em fuga cai e acaba preso pela PM
Telhado desaba e suspeito em fuga cai e acaba preso pela PM
Abertas inscrições para o concurso da polícia penal
Motorista reserva de ônibus preso na BR-135 por tráfico
Suspeitos de furto e receptação são presos no Bairro Maracanã
PM combate o tráfico de drogas no Alto Rio Pardo
Idoso morre e neto dele fica ferido em acidente
Foragido da Justiça de Santa Catarina é recapturado na cidade
Mulher presa transportando drogas dentro de um pote
Adolescente apreendido com moto furtada do pátio do Detran
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251