[views count="1" print="0"]

Arte nas Águas de Minas levará arte ao reservatório da Copasa

BARRAGEM da Copasa de Montes Claros receberá obras de arte

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o Ministério da Cultura e a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (Appa Cultura & Patrimônio) lançaram o Projeto Arte nas Águas de Minas, que vai levar arte urbana aos reservatórios da empresa em seis municípios do Estado. Entre outubro deste ano e março de 2025, o projeto vai produzir 18 obras de arte urbana em reservatórios da Copasa em Montes Claros, Divinópolis, Contagem, Araxá, Pouso Alegre e Coronel Fabriciano.

Baseados, em sua maioria, na estética do muralismo e do grafite, os trabalhos terão a água como norte temático e serão assinados por seis artistas convidados de renome nacional e internacional, selecionados previamente pela curadoria do projeto, e por 12 artistas locais, sendo dois por cidade, que serão escolhidos por editais publicados longo do percurso.

A primeira cidade com edital aberto é Divinópolis, na região Central de Minas, que vai selecionar dois artistas locais para trabalharem ao lado da renomada dupla goiana Bicicleta Sem Freio, composta pelos muralistas Douglas de Castro e Renato Reno. O edital está disponível no site da Appa (appa.art.br). As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de outubro.

ARTE

Durante a solenidade de lançamento, na segunda-feira (23/9), em Belo Horizonte, o presidente da Copasa, Guilherme Duarte, enalteceu o projeto e ressaltou que a companhia apoia iniciativas que, além de fomentar a cultura, geram valor para a sociedade, de forma sustentável. “O projeto Arte nas Águas de Minas vai promover uma interação entre a população e os artistas, por meio da arte urbana em nossos reservatórios, mostrando a importância do uso consciente da água e da preservação dos nossos recursos hídricos. Utilizar água de forma consciente ajuda a preservar todas as formas de vida no planeta e garante às gerações futuras o acesso aos recursos naturais”, afirmou Duarte.

Também presente no evento, a secretária-adjunta de Comunicação do Governo de Minas Gerais, Bárbara Botega, ressaltou que esse é um projeto que vai ao encontro do que o Estado tem feito para fomentar a cultura e a transversalidade de iniciativas como essa. “Quando a gente pensa em cultura, arte, consciência ambiental, todas essas pautas se conversam em políticas públicas que o Governo de Minas defende e, por meio da lei de incentivo com a Copasa, podemos patrocinar e abraçar esse projeto como um todo”, destacou Botega.

Para Xavier Vieira, presidente da Appa, a iniciativa ecoa a consciência pessoal e coletiva sobre a importância da água como elemento vital. “Vivemos um momento em que a pauta sobre as águas se mostra extremamente urgente para a nossa própria sobrevivência”. “Este projeto foca em trazer visibilidade para questões que afetam a nossa relação conosco, com o próximo e com todos os outros seres vivos. Portanto, é extremamente relevante para as comunidades onde ele será realizado”, ressaltou o presidente da Appa.

 APPA

A Appa Cultura & Patrimônio é uma associação cultural, sediada em Belo Horizonte, de fins não lucrativos, que tem como principal objetivo a promoção de iniciativas artísticas, culturais e patrimoniais que favoreçam o desenvolvimento socioeconômico. Em mais de 30 anos, a Appa já desenvolveu, gerenciou e executou, com sucesso, mais de 240 projetos, aprovados em diversos mecanismos de financiamento cultural, como leis de incentivo à cultura e fundos culturais, além do gerenciamento e execução de convênios, termos de parceria, contratos de gestão, termos de ajustamento de conduta, patrocínios não incentivados, entre outros.

BARRAGEM da Copasa de Montes Claros receberá obras de arte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Centro de Convenções será inaugurado na manhã desta terça-feira, em Montes Claros, com a presença de prefeitos, imprensa, além de outras autoridades do Norte de Minas
Prefeitos comemoram os 10 anos do Cimams e nova sede
MARCO SOLIGO, vice-presidente de Participações e de Geração e Transmissão, celebra o resultado do leilão
Cemig leiloa lote de usinas por R$ 52 milhões, com 78% de ágio
dinhero
REFORMA DA RENDA 
Salas Mineiras e pontos parceiros receberam a premiação nas categorias Ouro, Prata e Bronze
Rede Aqui tem SEBRAE reconhece 33 cidades
Iniciativa busca promover a alimentação saudável, conectando produtores, varejistas e consumidores com práticas de consumo consciente
IFPA lança campanha nos aeroportos para incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras
Redução nas cotações reflete enfraquecimento no mercado futuro e incertezas no setor pecuário
Queda nos preços futuros do boi gordo impacta cotações na arroba
Cadeia produtiva em alerta diante de perspectivas incertas para o próximo ano
Seca afeta lavouras de café e preços disparam no mercado internacional
O CANTOR montes-clarense Beto Guedes é uma das atrações da Festa do Pequi
Programação está recheada de atrações musicais e culinárias
ANA promove iniciativas que obrigam cumprimento de regulamentações
Do rebanho ao pasto apícola
Comércio espera o melhor Natal em 10 anos
OFICIAL DO REGISTRO CIVIL 
SAMU concede reajuste salarial para socorristas
Desafios e oportunidades no gerenciamento de crises no agronegócio
Tecnologia inovadora reduz em 50% o consumo de óleo
ANPII Bio oferece curso online gratuito sobre fixação biológica de nitrogênio
Brasil aposta na responsabilidade social para liderar a cadeia global do lítio 
Araxá e Codemge fazem acordo 
Donas de Mim leva protagonismo feminino e artesanato ao Lithium Business 
EuroChem e Prefeitura de Serra do Salitre investem R$ 2,6 milhões em segurança pública 
Heliponto do HC inaugurado em Uberaba