A Associação dos Profissionais da Imprensa Mineira (APIM) divulgou os nomes dos homenageados do 28º Encontro da Imprensa, que será realizado no dia 13 de dezembro de 2025, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros. Neste ano, a APIM reconhece profissionais e instituições que representam diferentes gerações da comunicação e da vida pública norte-mineira, destacando sua contribuição para o fortalecimento da imprensa, da cultura e da cidadania.
Os homenageados de 2025 são: Hélio Machado, jornalista com 45 anos de carreira, com passagens marcantes por jornais, rádios e TV, e forte atuação também na Maçonaria;
Kelson Fabiano Barbosa Melo, diretor de imagens da InterTV há 35 anos, referência em bastidores de produção e transmissões ao vivo.
Silvana Mameluque Mota, turismóloga, fotógrafa e servidora pública que há mais de três décadas registra a história e a cultura de Montes Claros por meio de suas lentes;
Cid Durães, radialista, comunicador e criador de personagens inesquecíveis, como o popular Chico Duca, com 40 anos dedicados ao rádio;
Rogério Souto Chaves (Roy Chaves), comunicador e publicitário com ampla trajetória em rádio, TV e entidades de classe; e
Fundação Dilson de Quadros Godinho, instituição filantrópica que completa 30 anos de atuação na área da saúde, sendo referência regional em atendimento oncológico e hospitalar.
“O Encontro da Imprensa não é apenas uma festa — é um gesto de respeito, união e reconhecimento àqueles que ajudam a contar a história do Norte de Minas com verdade, ética e paixão. Cada homenageado representa uma parte importante da nossa caminhada coletiva”, destaca o presidente da APIM, Aldeci Xavier.
Realizado pela Associação dos Profissionais da Imprensa Mineira, o evento é destinado a convidados e não possui cobrança de entrada, sendo viabilizado graças ao apoio de empresas, parceiros institucionais e autoridades que acreditam na importância da imprensa livre e valorizada.
“Chegando à sua 28ª edição, o Encontro da Imprensa mantém viva a tradição de celebrar o jornalismo e os profissionais que fortalecem a comunicação regional, estimulando o respeito mútuo, o convívio entre gerações e o reconhecimento das boas práticas da imprensa mineira”, encerrou a vice-presidente”, Vanda Gonçalves.