Apiário de Riachinho produz mel para o mercado norte-mineiro

Quando se lembra de abelhas, quase que de forma automática muitos pensam em flores e plantas.

Quando se lembra de abelhas, quase que de forma automática muitos pensam em flores e plantas. Falar em abelhas nos remete a flores, alegria, jardins, cores e cheiros. A começar pelo cheiro das abelhas, pois cada espécie possui um cheiro próprio, além do mel que elas produzem que também tem aromas diferentes, conforme a espécie da abelha e as plantas de onde elas coletaram o néctar.

“Esta associação, que naturalmente fazemos, vai muito além da poesia, é uma interação vital, uma vez que as abelhas dependem das plantas para encontrarem alimento e, muitas vezes, locais para a construção de seus ninhos”, afirma o produtor Flávio Teixeira, à reportagem do NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS.

Por outro lado, as plantas se beneficiam com a visita das abelhas que, durante a busca por recursos alimentares, transportam grãos de pólen e terminam por realizar a fecundação das flores, garantindo a reprodução das espécies vegetais.

“Este processo contribui para aumentar a variabilidade genética das plantas. Além disso, algumas espécies de abelhas podem fazer a dispersão de sementes, auxiliando as plantas a originarem novos descendentes no ambiente”, explica.

RIACHINHO

Na comunidade de Novo Riachinho, município de Monte Azul, Norte de Minas, Flávio Teixeira vem produzindo junto com vizinhos da Associação de Produtores, mel de boa qualidade que são comercializados na região. Ele possui mais de 1.600 árvores de acácias, que são utilizadas pelas abelhas sem caixotes numa pequena área de sua propriedade.

Após vir der São Paulo, resolveu investir na região no apiário. Outro produtor Valdir Rodrigues, da Associação dos Produtores monteazulenses, trabalha com mel desde 2020, colmeias, polinização, ceras, produtos apícolas denominados saúde em favos e atende pelo telefone (38) 99745-7219.

Segundo ele, na busca por recursos vegetais, as abelhas visitam um conjunto de espécies de flores, que são diferentes para cada espécie de abelha e para cada região, visto que os diferentes biomas têm composições florísticas próprias.

O conhecimento da flora visitada pelas abelhas é fundamental para a manutenção das colônias, porque é a partir dela que as abelhas encontram alimentos para a sua sobrevivência, possibilitando ao meliponicultor a formação de pasto apícola em áreas degradadas, ou o enriquecimento da vegetação local com espécies melíferas. Lembrando que, além do néctar, as abelhas coletam pólen, produz cercas, óleos e resinas.

No Brasil, há biomas na Amazônia, Pantanal, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa. Dentro deles, ocorrem diferentes fitofisionomias, com composições florísticas próprias para cada região, evidenciando quanto é importante conhecer a flora regional aqui no Norte de Minas.

“Para auxiliar os meliponicultores nessa bonita empreitada de cultivar flores para as abelhas, apresentamos uma lista de espécies utilizadas para o fornecimento de recursos tróficos.

É claro que devido à extensão do território brasileiro e sua complexidade florística não há pretensão de abranger todas as espécies, mesmo porque existem lacunas a serem preenchidas sobre a flora de várias regiões. Existem diversas espécies visitadas por abelhas, a qual será ampliada à medida que novas informações surgem”, afirma ao NJN, Teixeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Conab promove o fortalecimento da biodiversidade brasileira
Conab promove o fortalecimento da biodiversidade brasileira
3º Festival gastronômico e cultural valoriza sabores e saberes do sertão mineiro
3º Festival gastronômico e cultural valoriza sabores e saberes do sertão mineiro
Quatro projetos de APLs do Norte receberão recursos da Fapemig
Quatro projetos de APLs do Norte receberão recursos da Fapemig
Artesãos movimentam R$ 115 mil em vendas
Artesãos movimentam R$ 115 mil em vendas
Minas tem novo avanço em energia solar
Minas tem novo avanço em energia solar
Rodas de conversas são realizadas em várias comunidades rurais de Monte Azul
Rodas de conversas são realizadas em várias comunidades rurais de Monte Azul
DLI oferece descontos em produtos e serviços
DLI oferece desconto sem produtos e serviços
Projeto sobre a política de agricultura irrigada gera divergências
Projeto sobre a política de agricultura irrigada gera divergências
Cresce o mercado pet no Estado
Minas tem saldo positivo na geração de empregos
Programa Moeda Pública é uma das soluções desenvolvidas pelo Sebrae
Perfil de venda atrai consumidor
Oito em cada 10 empresários mineiros são impactados pela estação de inverno
Desafios enfrentados pelas fazendas leiteiras contra a mastite
Mais de 300 pessoas já foram capacitadas pelo Norte Empreendedor em menos de dois meses
Dia do apicultor comemorado com boas perspectivas e muitos desafios
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste