A Prefeitura de Montes Claros preparou uma grande festa, com programação repleta de atrações especiais, para celebrar os 167 anos do município. As festividades do dia 3 de julho aconteceram no Parque de Exposições João Alencar Athayde. Durante todo o dia mais de 60 mil pessoas passaram pelo parque, que teve atrações para todos os públicos. As apresentações foram divididas em dois palcos: o Alternativo e o Principal, para que as pessoas não esperassem por muito tempo para troca dos artistas.
Na hora do show do cantor Leonardo, de acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) estabelecido antes da apresentação do artista entre as forças de segurança e Prefeitura, ficou determinado um limite de 30 mil pessoas dentro do parque. Em um momento da noite esse limite foi alcançado e, por conta da lotação, a entrada foi restringida pelo Corpo de Bombeiros. Depois da saída de algumas pessoas, os portões foram reabertos, sempre respeitando o limite total de público. No Alternativo, as atrações começaram com a apresentação da banda da Polícia Militar e do cantor Luciano Paco. Logo após teve a apresentação da Boneca Juquita.
A grande expectativa do dia era a apresentação da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira, também conhecida como Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). A apresentação marcou o retorno da esquadrilha após 21 anos, desde sua última apresentação, em 2003. A volta do Esquadrão era guardada com grande expectativa, e foi possível graças a uma parceria com a Sociedade Rural, que está comemorando 80 anos. Foram cerca de 40 minutos de manobras que levaram o público ao delírio. As apresentações puderam ser vistas de todas as regiões da cidade.
Depois aconteceu a apresentação para o público infantil com a Banda Cantaqui Cantaculá. Logo em seguida foi a vez dos amantes do estilo sertanejo. Flávio Lins apresentou diversas canções com músicas do cenário atual e antigas. Para movimentar a galera, a banda Calango Baila e o cantor Marcelinho dos Teclados colocaram todo mundo pra dançar. A noite começou com a apresentação da banda Sambacana, com muito axé e pagode. E para fechar as celebrações, o público prestigiou o tão esperado show com o cantor Leonardo, que relembrou sucessos em um amplo repertório musical.