[views count="1" print="0"]

ANA promove iniciativas que obrigam cumprimento de regulamentações

Com a publicação da Resolução nº 188/2024 em março deste ano, que define critérios de obrigatoriedade do automonitoramento do uso da água pelos usuários regularizados em corpos da União, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) tem promovido diversas iniciativas para ajudar a sociedade a compreender as novas regras. O objetivo é promover o uso responsável e eficiente da água e facilitar o cumprimento das regulamentações existentes.

Dentre as ações realizadas, destaca-se o Webinário realizado na segunda-feira (2), promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Paranaíba, em parceria com a Superintendência de Fiscalização da ANA (SFI). Na ocasião, a coordenadora de Fiscalização de Uso de Recursos Hídricos, Juliana Dias, apresentou as novas regras implementadas com a Resolução nº 188/2024. O Comitê do Paranaíba tem apoiado a ANA na divulgação do normativo, tendo inclusive produzido a Cartilha “Simplificando o Automonitoramento para usuários de Recursos Hídricos”, desenvolvida para orientar os usuários de recursos hídricos que possuem outorga em corpos hídricos de domínio da União na bacia hidrográfica do Rio Paranaíba.

RIO SÃO FRANCISCO
Em julho deste ano, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, em parceria com a ANA, realizou o Webinário “Automonitoramento do Uso da Água: conheça a Resolução ANA nº 188/2024”. Na oportunidade, a superintendente de Fiscalização, Viviane Brandão, e a coordenadora Juliana Dias apresentaram a nova regulamentação e discutiram os impactos e desafios para os usuários de água, além de terem contribuído com orientações práticas para cumprir as exigências de forma eficaz.

GUIA
Nesta quarta-feira (11), será lançado pela ANA o Guia de Automonitoramento do uso da Água e, entre os dias 12 e 13 de dezembro, a equipe da Superintendência de Fiscalização (SFI) irá realizar a palestra ‘Automonitoramento do uso da água: Resolução ANA nº 188/2024’. A iniciativa faz parte do 2° ciclo de palestras promovido pela ANA e pelos órgãos gestores do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, que terá como público-alvo usuários de água, gerentes de fazendas, consultores técnicos e membros de comitês de bacia hidrográfica atuantes da porção alta da Bacia hidrográfica do Rio São Marcos.

A Resolução nº 188/2024 estabelece normas para o automonitoramento do uso da água pelos usuários que possuem outorga em corpos hídricos de domínio da União. Essa medida visa garantir o controle adequado da retirada de água e lançamento de efluentes, promover o uso sustentável dos recursos hídricos e aumentar a transparência nas atividades de captação e lançamento de efluentes.

A resolução define as responsabilidades dos usuários na medição, registro e envio de dados à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), além de prever penalidades pelo descumprimento.

Para mais informações sobre o automonitoramento do uso da água, acesse o portal da ANA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Centro de Convenções será inaugurado na manhã desta terça-feira, em Montes Claros, com a presença de prefeitos, imprensa, além de outras autoridades do Norte de Minas
Prefeitos comemoram os 10 anos do Cimams e nova sede
MARCO SOLIGO, vice-presidente de Participações e de Geração e Transmissão, celebra o resultado do leilão
Cemig leiloa lote de usinas por R$ 52 milhões, com 78% de ágio
dinhero
REFORMA DA RENDA 
Salas Mineiras e pontos parceiros receberam a premiação nas categorias Ouro, Prata e Bronze
Rede Aqui tem SEBRAE reconhece 33 cidades
Iniciativa busca promover a alimentação saudável, conectando produtores, varejistas e consumidores com práticas de consumo consciente
IFPA lança campanha nos aeroportos para incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras
Redução nas cotações reflete enfraquecimento no mercado futuro e incertezas no setor pecuário
Queda nos preços futuros do boi gordo impacta cotações na arroba
Cadeia produtiva em alerta diante de perspectivas incertas para o próximo ano
Seca afeta lavouras de café e preços disparam no mercado internacional
O CANTOR montes-clarense Beto Guedes é uma das atrações da Festa do Pequi
Programação está recheada de atrações musicais e culinárias
ANA promove iniciativas que obrigam cumprimento de regulamentações
Do rebanho ao pasto apícola
Comércio espera o melhor Natal em 10 anos
OFICIAL DO REGISTRO CIVIL 
SAMU concede reajuste salarial para socorristas
Desafios e oportunidades no gerenciamento de crises no agronegócio
Tecnologia inovadora reduz em 50% o consumo de óleo
ANPII Bio oferece curso online gratuito sobre fixação biológica de nitrogênio
Brasil aposta na responsabilidade social para liderar a cadeia global do lítio 
Araxá e Codemge fazem acordo 
Donas de Mim leva protagonismo feminino e artesanato ao Lithium Business 
EuroChem e Prefeitura de Serra do Salitre investem R$ 2,6 milhões em segurança pública 
Heliponto do HC inaugurado em Uberaba