[views count="1" print="0"]

ANA promove iniciativas que obrigam cumprimento de regulamentações

Com a publicação da Resolução nº 188/2024 em março deste ano, que define critérios de obrigatoriedade do automonitoramento do uso da água pelos usuários regularizados em corpos da União, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) tem promovido diversas iniciativas para ajudar a sociedade a compreender as novas regras. O objetivo é promover o uso responsável e eficiente da água e facilitar o cumprimento das regulamentações existentes.

Dentre as ações realizadas, destaca-se o Webinário realizado na segunda-feira (2), promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Paranaíba, em parceria com a Superintendência de Fiscalização da ANA (SFI). Na ocasião, a coordenadora de Fiscalização de Uso de Recursos Hídricos, Juliana Dias, apresentou as novas regras implementadas com a Resolução nº 188/2024. O Comitê do Paranaíba tem apoiado a ANA na divulgação do normativo, tendo inclusive produzido a Cartilha “Simplificando o Automonitoramento para usuários de Recursos Hídricos”, desenvolvida para orientar os usuários de recursos hídricos que possuem outorga em corpos hídricos de domínio da União na bacia hidrográfica do Rio Paranaíba.

RIO SÃO FRANCISCO
Em julho deste ano, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, em parceria com a ANA, realizou o Webinário “Automonitoramento do Uso da Água: conheça a Resolução ANA nº 188/2024”. Na oportunidade, a superintendente de Fiscalização, Viviane Brandão, e a coordenadora Juliana Dias apresentaram a nova regulamentação e discutiram os impactos e desafios para os usuários de água, além de terem contribuído com orientações práticas para cumprir as exigências de forma eficaz.

GUIA
Nesta quarta-feira (11), será lançado pela ANA o Guia de Automonitoramento do uso da Água e, entre os dias 12 e 13 de dezembro, a equipe da Superintendência de Fiscalização (SFI) irá realizar a palestra ‘Automonitoramento do uso da água: Resolução ANA nº 188/2024’. A iniciativa faz parte do 2° ciclo de palestras promovido pela ANA e pelos órgãos gestores do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, que terá como público-alvo usuários de água, gerentes de fazendas, consultores técnicos e membros de comitês de bacia hidrográfica atuantes da porção alta da Bacia hidrográfica do Rio São Marcos.

A Resolução nº 188/2024 estabelece normas para o automonitoramento do uso da água pelos usuários que possuem outorga em corpos hídricos de domínio da União. Essa medida visa garantir o controle adequado da retirada de água e lançamento de efluentes, promover o uso sustentável dos recursos hídricos e aumentar a transparência nas atividades de captação e lançamento de efluentes.

A resolução define as responsabilidades dos usuários na medição, registro e envio de dados à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), além de prever penalidades pelo descumprimento.

Para mais informações sobre o automonitoramento do uso da água, acesse o portal da ANA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Montes Claros entra no ritmo do Natal
Montes Claros entra no ritmo do Natal
PAES/Unimontes serão aplicadas domingo
PAES/Unimontes serão aplicadas neste domingo
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e digitais
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Novembro marca o mês da Black Friday
Milhões de brasileiros ainda vivem sem banheiro em casa
Fundação de Saúde Dilson Godinho comemora avanços na assistência
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251