Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) abriu nessa segunda-feira (6/10), as inscrições para o Processo Seletivo 1/2026 de cursos técnicos gratuitos, na modalidade integrado ao ensino médio, nos campi Almenara, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha e Teófilo Otoni (Edital nº 1.010/2025). A forma de seleção dos candidatos será por prova. A responsável pela seleção é a Fadetec.
Os cursos técnicos integrados ao ensino médio exigem que o estudante já tenha concluído o ensino fundamental até a data de matrícula no IFNMG. Na forma integrada, o estudante, com apenas uma matrícula, frequenta o curso que reúne conhecimentos do ensino médio e competências da educação profissional, de acordo com a área escolhida.
Todos os cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados pelo IFNMG são presenciais e têm duração de três anos, com atividades em período diurno (manhã e tarde).
Confira os técnicos integrados que terão seleção por prova para 2026: Administração – 35 vagas
Agropecuária – 35 vagas
Informática – 35 vagas
Zootecnia – 35 vagas
CAMPUS DIAMANTINA
Biotecnologia – 35 vagas
Informática – 35 vagas
Meio Ambiente – 35 vagas
Teatro – 35 vagas
JANUÁRIA
Informática para Internet – 35
vagas
Vigilância em Saúde – 35 vagas
Agropecuária – 105 vagas
Informática para Internet – 50 vagas
Meio Ambiente – Integrado – 60 vagas
MONTES CLAROS
Edificações – Integrado – 35 vagas
Informática – Integrado – 35 vagas
Química – Integrado – 35 vagas
PIRAPORA
Edificações – 32 vagas
Informática – 32 vagas
Sistemas de Energia Renovável – 32 vagas
Vendas – 32 vagas
PORTEIRINHA
Eletrotécnica – 40 vagas
Informática para Internet – 36 vagas
TEÓFILO OTONI
Agropecuária – 40 vagas
Gerência em Saúde – 40 vagas
Gestão Empreendedora – 40 vagas
Informática – 40 vagas
Para mais informações sobre cursos e vagas, acesse o Anexo I do Edital nº 1.010/2025.
INSCRIÇÕES
As inscrições do Processo Seletivo já estão abertas e seguem até 31/10/2025, por meio de formulário eletrônico disponível no link da Fadetec. Para realizar a inscrição, é necessário que o candidato possua acesso a uma conta de e-mail pessoal, válida e ativa.
No ato da inscrição, o candidato deve optar por apenas um curso e informar o número do CPF próprio, e não de pais ou outros responsáveis ou representantes.
O candidato que necessitar de atendimento especializado (para pessoas com deficiência) e/ou específico (para gestantes, lactantes e pessoas com mobilidade reduzida) deverá solicitar, em campo próprio do sistema de inscrição, o(s) recurso(s) de que necessita para a realização da prova.
TAXA E ISENÇÃO
A taxa de inscrição é R$ 10 e deve ser paga até o dia 03/11/2025. Tem direito à isenção dessa taxa, ou seja, a não pagar para realizar a inscrição, o candidato que comprovar uma das seguintes condições: estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚNICO); ter cursado o ensino fundamental completo em escola da rede pública; ou estar cursando o ensino fundamental em escola da rede pública.
O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição segue até o dia 13/10/2025. A solicitação deve ser feita no momento da inscrição, quando o candidato terá que anexar ao formulário eletrônico o documento que comprove uma das condições que lhe garantem a isenção.
Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. Metade das vagas são reservadas para candidatos que tenham cursado o ensino fundamental integralmente em escola pública.