Batendo recorde pelo segundo dia consecutivo, o município de São Romão, no Norte de Minas, se consagrou a cidade mais quente do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nessa terça-feira (26), os termômetros do município atingiram a impressionante marca de 43,5 °C. A umidade ficou na casa dos 15%.
A cidade localizada às margens do Rio São Francisco perto de Ubaí e São Francisco já havia chamado atenção pelo calor nessa segunda-feira (25), quando atingiu a temperatura de 43 °C. De acordo com o meteorologista Ruibran do Reis, São Romão sempre foi caracterizada pelo forte calor, justificado pela baixa altitude do município, a 480 metros acima do nível do mar.
Segundo ele, a previsão é que a forte onda de calor continue nos próximos dias. Ele lembra que a onda de calor vivenciada nesta semana já estava nas previsões. “Neste ano, tivemos em julho e agosto as temperaturas mais altas da história registradas nestes meses”, observa o especialista.
O alerta de calor para as regiões Norte e Noroeste do Estado, iniciado no início da semana, continua nesta quinta-feira. A previsão é de que, nessas regiões, as chuvas só devem chegar na próxima semana.
NACIONAL – O calor foi pauta nacional de reportagem no Jornal Hoje da Rede Globo, ontem à tarde e repercutiu em todo o País. A população para se refugiar do forte calor recorreu a praia para se refrescar nas ilhas do Velho Chico e os pescadores também decidiram mudar de locais por causa do calorzão e através de barcos circulam pelas águas mansas do Rio São Francisco.
Os comerciantes aproveitam para faturar alto com a venda de picolés, sorvetes, água mineral, bebidas alcóolicas, onde boa parte da população não teve outra alternativa a não ser ir para o rio, além de peixes como prato do dia até que as altas temperaturas possam baixar em São Romão.