LOGO NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS
[views count="1" print="0"]

Delegada pede mulheres que denunciem agressores

As mulheres vítimas de violência doméstica e familiar devem denunciar seus agressores, assim como toda a população e deixar de lado aquela frase "em briga de marido e mulher não se mete a colher", devemos, sim, meter a colher, afirmou Monique Morais Bicalho, que faz parte também da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) em Montes Claros.

As mulheres vítimas de violência doméstica e familiar devem denunciar seus agressores, assim como toda a população e deixar de lado aquela frase “em briga de marido e mulher não se mete a colher”, devemos, sim, meter a colher, afirmou Monique Morais Bicalho, que faz parte também da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) em Montes Claros.

A delegada que estava acompanhada da investigadora Bruna, da DEAM, falou sobre a violência contra a mulher e as medidas adotadas pela Polícia Civil montes-clarense, durante palestra proferida na noite dessa segunda-feira (25), na sede do Rotary Club Montes Claros Liberdade, presidido por Fernando Dias Andrade, o Fernandão Anjo do Futuro. A psicóloga terapeuta Marta Oliveira de Medeiros proferiu palestra para dezenas de rotarianos, policiais militares, civis, penais e do Corpo de Bombeiros.

A delegada Monique Bicalho disse que os vários casos que chegam à DEAM são investigados, mas as vítimas de agressões e ameaças de morte por companheiros devem denunciá-los não somente na Delegacia de Polícia Civil, mas também ao Ministério Público, Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (CRAM), um espaço que tem o objetivo de oferecer atendimento humanizado a mulheres que enfrentam situações de violência, com atendimento psicossocial e acompanhamento jurídico, destacou.

Tanto a policial como a palestrante Marta de Medeiros, falou do problema a violência doméstica e a segunda mostrou dados alarmantes sobre a violência contra a mulher, que se agravou ainda mais com a pandemia da covid-19.

O feminicídio, as tentativas, agressões, lesões graves, leves, entre outros crimes aumentaram cerca de 35%. Mas existem, casos como “lua de mel” que os casais acabam se voltando e as agressões se repetem até casos mais graves colmo feminicídios, apontou a palestrante.

Elas afirmaram que é preciso denunciar os criminosos para combater o grave problema da violência contra a mulher que “simboliza a desumanidade, a falta de civilização e educação”. “Essa luta é de décadas”, disseram. Quando morre uma mulher, toda a sociedade perde. Quando a mulher sofre uma violência, toda a família sofre também”, afirmou a psicóloga, durante sua palestra.

O médico Farley Carneiro, presidente da Unimed – Norte de Minas, também externou sua preocupação em relação a violência contra a mulher, muitas das vezes mutilada ou morta por agressores dentro de casa. É preciso que haja consciência da população para denunciar casos como estes que são relatados quase todos os dias em Montes Claros e no Norte de Minas.

De acordo com a delegada Monique Bicalho, o CRAM funciona há alguns anos na cidade e conta com uma equipe multiprofissional, com psicólogos e assistentes sociais. Seu endereço é a Avenida Mestra Fininha, 715 – Centro. Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo número 180.

Delegada pede mulheres que denunciem agressores
Monique Morais Bicalho, que atua na DEAM de Montes Claros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

PM apreende 48 barras de cocaína em ônibus
PM apreende 48 barras de cocaína em ônibus
Trio preso por tráfico de drogas em Pirapora
Trio preso por tráfico de drogas em Pirapora
Cinco presos em operação deflagrada em Capitão Enéas
Cinco presos em operação de flagrada em Capitão Enéas
Homem sequestrado e colocado à força em carro
Homem sequestrado e colocado à força em carro
Trabalhador morre após ter pernas mutiladas por máquina
Trabalhador morre após ter pernas mutiladas por máquina
Aberta a temporada de caça aos votos
Aberta a temporada de caça aos votos
Polícia Civil realiza leilão de mais de 400 veículos
Polícia Civil realiza leilão de mais de 400 veículos
Idoso ciclista morre atropelado por caminhonete na MGC–122
Idoso ciclista morre atropelado por caminhonete na MGC–122
Drogas e dinheiro apreendidos com os suspeitos foram entregues na Delegacia de Polícia Civil
Polícia investiga morte de criança encontrada em canal de irrigação
Assaltante confessa ter gastado dinheiro roubado
Preso condenado por divulgar intimidade sexual e ameaça a ex
Polícia Civil vai realizar coleta de exames de DNA de familiares
Jogador morre após passar mal durante partida de futebol
Polícia Militar intensifica ações de prevenção a violência doméstica
PC realiza leilão de veículos
Cruzeiro assimila o passado para tentar avançar na Sul-Americana
América defende invencibilidade em casa
Exportações enfrentam queda em faturamento e volume
Simulado do Enem garante vaga em universidades públicas
Sisema discute áreas prioritárias