O câncer representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, no Brasil. Uma dura realidade que pode ser mudada. Isso porque as chances de cura da doença podem ultrapassar 80%. Mas para que isso aconteça, é necessário que o diagnóstico seja precoce e o tratamento realizado em centros especializados. No Norte de Minas não existe um centro especializado exclusivo para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer. A referência é a Santa Casa de Montes Claros, que também atende várias outras especialidades. É por isso que a Fundação Sara se uniu à instituição para construir um Centro de Referência exclusivo para esse público.
“Com a construção do Hospital de Câncer Sara Albuquerque, o atendimento será migrado das atuais instalações da Santa Casa para um espaço totalmente lúdico e com equipe específica para esse público, garantindo que todas as crianças da região tenham acesso a tratamento inovador, assim como já acontece em grandes centros”, explica o presidente da Fundação Sara, Álvaro Gaspar.
CAMPANHA
A campanha para construção da obra é de responsabilidade da Fundação Sara, e a gestão do Hospital será compartilhada com a Santa Casa de Montes Claros. “Este sonho só será possível de ser realizado com o apoio da sociedade, empresários e de todos que possam contribuir de alguma forma. Por isso, convidamos todos a se unirem a nós nesta causa nobre. Juntos, podemos garantir mais chances de futuro para esses pequenos, e o futuro precisa ser construído hoje”, ressalta Álvaro Gaspar.
SOBRE A OBRA
Focado no tratamento de câncer infantojuvenil, o hospital está sendo construído em terreno de aproximadamente 1.200m², localizado na Rua Tiradentes, nº770, no Centro de Montes Claros. O local contará com estrutura de atendimento exclusivo para crianças e adolescentes e adequada ao público, além de equipe técnica especializada, ambiente de trabalho com excelência em clima organizacional, conforto ambiental e, especialmente, eficiência e resolutividade.
A obra, estimada em R$ 8 milhões, será composta por 3 pavimentos: subsolo, térreo e 1º andar. Nesta primeira fase será entregue o Hospital Dia, uma estrutura que contará com 11 leitos pediátricos para quimioterapia, 1 leito de isolamento, 3 apartamentos, ambulatório exclusivo, consultórios médicos, sala de procedimentos, brinquedoteca, sala de reabilitação, espaço família e consultório odontológico.
COMO AJUDAR
Para contribuir, basta doar qualquer valor pela chave pix: fundacacaosara@fundacaosara.org.br. As doações também podem ser por cartão ou boleto bancário, basta acessar www.fundacaosara.org.br/ hospital. Algumas iniciativas da sociedade também estão sendo realizadas em prol da obra. Uma delas partiu da empresária e influenciadora Letícia Turano, que está mobilizando colégios de Montes Claros, por meio do Cofre Solidário. A ação começou esta semana e vai até o Dia das Crianças, 12 de outubro.
A ideia é mobilizar o público infantojuvenil. Alguns empresários e famílias também já garantiram apoio por meio de apadrinhamento de ambientes. São eles: Aguacenter, Brametal, Cemig (Programa Ai6%), Comar, Família Eleutério, Instituto Ronald McDonald, Letícia Turano, Maria Aúrea, Mercolub, Ministério Público do Trabalho, Novo Nordisk, Raízen, Sicoob Credinor, Tambasa e Túlio de Melo.