Mais de 6,5 mil mães solo. Este é o número de beneficiárias cadastra- das no programa “Leite para a 1ª Infância.” A cada semana, as beneficiárias receberão três litros de leite para ajudar na alimentação das crianças. A iniciativa do Governo de Minas, com apoio da Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Mi- nas Gerais (Idene), tem como objetivo garantir nutrição adequada e desenvolvimento saudável a crianças de 2 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o programa estimula a economia local, com a compra do leite diretamente de agricultores familiares da região.
Para Cássia Fabíola, uma das mães beneficiadas, o programa é fundamental para ajudar na alimentação dos filhos. Para ela, o leite é um alimento muito importante. “O leite contém nutrientes e vitaminas que vão fortalecer acriança”, afirma.
Já Vivian não escondia a alegria de poder contar com o leite que vai ajudar no desenvolvimento do seu filho. “Tô muito feliz com a liberação desse benefício para as famílias de baixa renda. Vai ajudar muito”, frisou.
O programa é coordenado pelo Idene, responsável por credenciar os laticínios e/ ou cooperativas. Em seguida, o produto é entregue às prefeituras, que fazem a distribuição, através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza listadas pelo Cadastro Único (CadÚnico). O critério de seleção prioriza mães solo que são responsáveis pela família. A ação tem impactos nutricionais, sociais e econômicos: melhora a alimentação infantil e reduz desigualdades.
Coordenando o programa pela Prefeitura de Montes Claros, Greisson dos Reis, coordenador de Segurança Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social, acredita que o “Leite para a 1ª Infância vem fortalecer no complemento nutricional às famílias que têm na sua tutoria crianças de 2 a 6 anos. O programa tem importância social porque alcança parcela da sociedade que está em vulnerabilidade social, possibilitando um complemento nutricional que vai fortalecer a dieta das crianças no dia a dia. Mães, avós, tias que têm sob tutela crianças na idade determinada podem participar”, reforça.
Leite para a Primeira Infância Para informações ou sanar dúvidas quanto aos critérios estabelecidos para acesso ao programa Leite para a 1ª Infância, recomenda-se entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.