A Sociedade Rural de Montes Claros iniciou as tratativas para a 52ª Expomontes, que será realizada de 26 de junho a 5 de julho de 2026, no Parque de Exposições João Alencar Athayde. Considerada uma das maiores feiras agropecuárias de Minas Gerais, a mostra movimenta o agronegócio mineiro, gera empregos, impulsiona negócios e fortalece a vitrine do setor agropecuário no Norte de Minas, destaca a entidade.
Nesta semana, o presidente da Sociedade Rural, Flávio Gonçalves Oliveira, a responsável pelo marketing de negócios, Mariahn Carvalho, e o coordenador da Rural, Gabriel Pimenta, participaram de uma agenda estratégica com o gerente regional do Sebrae Minas, Jadilson Borges, e com Haroldo Lopes, da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec).
O encontro marcou o início das articulações institucionais para a feira, com foco na construção de ações colaborativas voltadas aos expositores, qualificação de negócios, inovação e apoio técnico aos participantes. A proposta é integrar esforços entre as entidades para aprimorar o atendimento às empresas que participam da Expomontes e ampliar as oportunidades geradas durante o evento.
Paralelamente, a Sociedade Rural também participou de um almoço de negócios com o vice-presidente do Bradesco, José Ramos Rocha Neto, acompanhado de gerentes regionais e empresários dos setores agropecuário e de saúde. O encontro, restrito a apenas cinco clientes convidados — incluindo a Sociedade Rural como representante da classe produtiva — abriu espaço para diálogo sobre as necessidades do produtor rural, alternativas de crédito e sugestões para aprimorar o relacionamento entre instituições financeiras e o agronegócio.
Flávio Oliveira destacou que as agendas reforçam a importância de estabelecer conexões sólidas com instituições de apoio e empresas estratégicas. “A Expomontes é um evento que gera impacto direto na economia regional. Estamos antecipando o planejamento para garantir uma edição ainda mais estruturada, com melhor atendimento aos expositores e maior aproximação entre produtores, fornecedores e instituições financeiras”, afirmou.
As reuniões desta semana marcam o pontapé da construção da Expomontes 2026, que deve manter sua tradição de ser um dos principais palcos do agronegócio no estado.