[views count="1" print="0"]

Sesc Mesa Brasil revela aumento de doações

COORDENADORA do programa, Bárbara Sampaio detalha resultados do Sesc Mesa Brasil

A Prefeitura de Montes Claros, através das secretarias municipais de Aceleração Econômica e de Desenvolvimento Social, em parceria com o Programa Mesa Brasil, vem contribuindo para a Segurança Alimentar e Nutricional das pessoas em situação de maior vulnerabilidade. Ao mesmo tempo, a parceria atua na redução do desperdício. Na segunda-feira (10), na sede do Sesc em Montes Claros, foi realizada a Apresentação Anual de Resultados do Sesc Mesa Brasil, um programa que há anos transforma solidariedade em alimento. É esperança, em ação concreta.

O evento contou com as presenças do prefeito Guilherme Guimarães, representantes do Programa Sesc/Mesa Brasil, vereadores, secretários e servidores municipais, bem como representantes de entidades de várias cidades do Norte de Minas Gerais. Reconhecido internacionalmente como a maior rede privada de banco de alimentos da América Latina, o Sesc Mesa Brasil forma uma grande rede solidária entre empresas doadoras, instituições sociais e sociedade civil. O programa leva alimentos de onde sobra para onde falta, que é diretamente à mesa de milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade social.

CRESCIMENTO

Coordenadora do Mesa Brasil Norte de Minas, Bárbara Sampaio enfatizou o aumento significativo na arrecadação e distribuição de alimentos nos últimos anos. “Em 2022, conseguimos juntar e repartir pouco mais de 2 milhões de quilos de alimentos e estamos em uma trajetória ascendente para este ano,” declarou. Ela mencionou que a expectativa para 2025 é “coletar e entregar mais de 3 milhões e meio de quilos de alimentos.” Até o começo de novembro, o programa já tinha agrupado e distribuído 2,9 milhões de quilos.

Bárbara Sampaio destacou a continuidade e a colaboração do trabalho que está sendo feito. “Representamos um programa ativo aqui no Sesc. Todo esse esforço é realizado durante os doze meses do ano, sem interrupções, com o propósito de diminuir o desperdício e enfrentar a fome”, esclareceu. Atualmente, o Mesa Brasil atende 38 mil pessoas por meio de 360 instituições sociais em todo o Norte de Minas.

Daniel Vieira, gerente do Sesc Montes Claros, ressaltou a importância do evento como espaço de integração entre parceiros e beneficiários. “O evento teve como objetivo apresentar os resultados do Mesa Brasil e as colaborações estabelecidas entre as prefeituras e as associações do setor social. É extremamente importante demonstrar o trabalho para fortalecer nossas relações com fornecedores e instituições”, comentou.

Conforme o gerente, o total de doações tem aumentado, incentivado pela participação de novos parceiros. “A Prefeitura de Montes Claros contribuiu neste ano com sete mil cestas, o que elevou ainda mais nosso número. Para nós, isso é bastante gratificante,” afirmou.

POLO MONTES CLAROS

De acordo com o secretário municipal de Aceleração Econômica, Glenn Andrade, os empresários de Montes Claros têm mostrado cada vez mais empatia. “O Polo Montes Claros/Norte de Minas ocupa a segunda colocação em termos de doações no Estado de Minas Gerais. Neste ano, devido à generosidade dos nossos empresários, conseguimos arrecadar 2.200 cestas básicas, sem considerar a coleta de frutas e vegetais, que não fazem parte desse número, assegurando uma alimentação nutritiva para crianças, adolescentes, adultos e idosos”, declarou Glenn Andrade.

“As entidades devem ter seus registros e condições financeiras regularizadas para poder acessar benefícios, recursos públicos e subvenções, ou participar de programas governamentais. No entanto, muitas vezes, elas ficam em dívida simplesmente por falta de informação. Por isto, a atual administração criou uma coordenadoria específica para atender e oferecer suporte para o terceiro setor”, informou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, André Kevny Luiz Alves Gomes.

O prefeito Guilherme Guimarães destacou a importância da parceria com o Sesc Mesa Brasil para fortalecer a rede de proteção social e ampliar o atendimento às pessoas em vulnerabilidade: “Esta parceria é fundamental para ampliar a rede de proteção social, fortalecendo as instituições e beneficiando as pessoas em situação de vulnerabilidade, além de reforçar o compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar da população”, disse Guilherme Guimarães.

COORDENADORA do programa, Bárbara Sampaio detalha resultados do Sesc Mesa Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

larissa jaiba
Minas Urbano incentiva jovens em Jaíba
CORAÇÃO DE JESUS
Credinor patrocina Vaquejada de Coração
divulgacao (2)
Copasa conquista prêmio nacional de ESG
© Torvim/stock.adobe.com
Anvisa determina recolhimento de produtos da Ypê após identificar falhas na fabricação
TCE-MG reforça exigência de ouvidorias em evento na Amams
TCE-MG reforça exigência de ouvidorias em evento na Amams
Roda aberta de capoeira será realizada dias 2 e 4
Roda aberta de capoeira será realizada dias 2 e 4
Diabinho da garrafa tem filme em Coração de Jesus
Diabinho da garrafa tem filme em Coração de Jesus
Sudene participa do 9 º Congresso da Amupe
Sudene participa do 9 º Congresso da Amupe
AGU garante piso mínimo do frete e fiscalização
Padre realizará romaria em julho
Atendimento ao CAIC Maracanã
Prorrogado prazo para isenção da taxa de inscrição do Enem
Filhos da Terra” leva arte e identidade a escolas públicas
Esquadrão da Vida atua há mais de três décadas no cuidado e prevenção em comunidades
Maus-tratos poderão ter sistema nacional
Feira Brasil na mesa começa hoje
Minas Trend vence Prêmio Frente da Moda Mineira 
Aeroporto de MoC terá terminal de cargas  
OAB-MG integra mobilização nacional pela Reforma do Judiciário e apresenta propostas da Comissão de Juristas 
Estradas ameaçam competitividade do Estado 
Webinário da AMM orienta municípios sobre a matrícula inicial do Censo Escolar 2026