[views count="1" print="0"]

Encontro da Ejef debate litigância predatória e o uso de IA no Poder

O JUIZ Ronaldo Borges falou sobre os desafios das litigâncias predatórias e precedentes

“O objetivo é proporcionar acesso à Justiça a quem efetivamente necessita. Muitas vezes, diante do grande volume de demandas judiciais, magistrados e servidores não têm o tempo necessário para cuidar de todas elas”. O trecho fez parte da palestra do juiz coordenador do Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais (CIJMG) e do Núcleo de Justiça 4.0 – Cível, da 1ª Instância, Ronaldo Souza Borges, com o tema “Litigância Predatória e Precedentes”, durante o Encontro do Núcleo Regional da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) de Montes Claros.

O evento, realizado nessa quinta-feira (6/11), reuniu, no salão do Tribunal do Júri do Fórum Gonçalves Chaves, na Comarca de Montes Claros, magistrados e servidores das cidades pertencentes ao Núcleo Regional para debater, além de litigância, o tema “Inteligência Artificial (IA) – desafios e aplicações no Poder Judiciário”.

A mesa de honra de abertura contou com a presença do juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Thiago Grazziane Gandra, representando o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna; da juíza diretora do Foro da Comarca de Montes Claros, Cibele Maria Lopes Macedo; do juiz coordenador do Núcleo Regional da Ejef de Montes Claros, Vítor Luís de Almeida; e dos palestrantes, o juiz Ronaldo Borges e a juíza titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Cataguases, Luciana de Oliveira Torres. O evento também contou com a presença do diretor executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged) da Ejef, Thiago Doro.

DESAFIOS E OPORTUNIDADE

Em sua apresentação, o juiz Ronaldo Borges destacou que têm tratado do tema das litigâncias predatórias com colegas de todas as regiões do Estado, em função de sua relevância e desafios a serem superados. O Poder Judiciário, hoje, lida com um volume muito grande de ações e demandas e, muitas, envolvem, em alguma medida, o abuso de Direito no processo. É preciso que esse fenômeno, primeiro, seja reconhecido e identificado nos processos, para ser bem tratado.”

A juíza Luciana Torres falou sobre ideias e formas da utilização da IA no dia a dia das Comarcas, para facilitar os processos administrativos e jurídicos:

“A IA é o tema do momento e eu trouxe questões básicas sobre uso, ética, atualizações e novas ferramentas disponíveis. As pessoas ainda têm muita dificuldade em transmutar o abstrato para a prática. A minha ideia é mostrar como fazer isso da melhor forma possível.”

Para o juiz coordenador do Núcleo Regional da Ejef, Vítor Luís de Almeida, esses encontros são de extrema relevância e os profissionais da região só têm a agradecer e enfatizar o excelente trabalho desenvolvido pela atual gestão da Ejef:

“Estamos em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, uma das maiores Comarcas do Estado e que abrange muitas cidades. Por isso, a realização desse evento propiciou um encontro dos gestores, assessores e magistrados e enfatizou a importância da formação continuada, que é uma das metas do Tribunal de Justiça e, especialmente, da Escola Judicial.”

O JUIZ Ronaldo Borges falou sobre os desafios das litigâncias predatórias e precedentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Montes Claros entra no ritmo do Natal
Montes Claros entra no ritmo do Natal
PAES/Unimontes serão aplicadas domingo
PAES/Unimontes serão aplicadas neste domingo
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e digitais
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Novembro marca o mês da Black Friday
Milhões de brasileiros ainda vivem sem banheiro em casa
Fundação de Saúde Dilson Godinho comemora avanços na assistência
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251