Trinta e sete municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros já confirmaram para sábado (18), a realização do “Dia D” de mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação que está sendo implementada neste mês pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Tendo como público alvo no Norte de Minas mais de 336 mil crianças e adolescentes menores de 15 anos, a Campanha visa atualizar as cadernetas de vacinação e, com isso, evitar a reintrodução de doenças imunopreveníveis.
Em 54 municípios da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, com exceção da vacina BCG (contra a tuberculose), as coberturas vacinais de outros imunizantes estão abaixo das metas preconizadas pelo Ministério da Saúde.
“Diante dessa realidade, a orientação da Secretaria de Estado da Saúde é que os municípios precisam reforçar as estratégias visando o aumento das coberturas vacinais de crianças e adolescentes. Aliado a isso, é importante que os pais ou responsáveis providenciem a atualização dos cartões de vacinação evitando, com isso, o adoecimento e o risco de óbito de crianças por doenças que podem ser prevenidas por vacinas”, ressalta a coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes.
Embora a estratégia para atualização de cadernetas esteja centrada em crianças e adolescentes, a Campanha constitui oportunidade para a vacinação contra a febre amarela, o sarampo e o resgate de adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados contra o papilomavírus humano (HPV), causador de verrugas genitais e alguns tipos de câncer.