[views count="1" print="0"]

Montes Claros sedia 1º encontro do PPAG

CÂMARA Municiapl de Montes Claros receberá o primeiro encontro do Plano Plurianual

Nesta sexta-feira (17/10/25), Montes Claros recebe o primeiro encontro regional que compõe a discussão participativa da Revisão 2026 do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2024- 2027. O encontro será na Câmara Municipal (Rua Urbino Viana, 600, Vila Guilhermina), com credenciamento a partir das 8 horas e uma programação que se estende das 9 horas às 17h30.

Os encontros de interiorização são uma das formas adotadas pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para promover a discussão participativa do PPAG. Também são realizadas audiências públicas, encontros online de monitoramento, grupos de trabalho e consulta pública, com o objetivo de convidar a sociedade a discutir e participar das decisões sobre o planejamento do Estado nas diversas áreas.

O PPAG planeja a atuação do Estado para um período de quatro anos, com as respectivas metas físicas e orçamentárias, bem como as regiões do Estado a serem beneficiadas. Ele é revisto anualmente para haver compatibilidade com a Lei Orçamentária Anual (LOA), a partir do envio de projeto de lei pelo Executivo para análise dos parlamentares. Todo o processo participativo é, então, uma oportunidade para a população saber em que o Executivo pretende gastar os recursos públicos, como, onde, quando e com qual objetivo.

DESAFIO Maior cidade do Norte de Minas, Montes Claros contava com uma população de 414.240 habitantes em 2022. Naquele ano, era o 5° município mais populoso do Estado e o 58° do País. Ainda em 2022, 99,66% dos domicílios eram atendidos por iluminação pública, 92,08% pela rede geral de abastecimento de água e 94,46% pela coleta de lixo. Já as residências com acesso à rede de esgotamento sanitário eram 93,69%.

Com relação ao desenvolvimento econômico, no entanto, a comparação com outros municípios mostra que ainda há muito o que melhorar. Em 2021, o PIB per capita de Montes Claros era de R$ 25.870,23. Ficava nas posições 275 de 853 municípios do Estado e 2.517 entre todos os 5.570 municípios brasileiros. Depois de Montes Claros, outras três cidades do interior receberão encontros sobre o PPAG: Itaobim (Jequitinhonha/ Mucuri), em 20/10; Ipatinga (Vale do Aço), em 24/10; e Natalândia (Noroeste), em 3/11.

PROGRAMAÇÃO

 Todos os encontros realizados no interior do Estado são organizados por meio de dois grupos de trabalho. Um deles abordará o tema “Meio Ambiente, Segurança Hídrica e Saneamento Básico”, e o outro tratará do tema “Desenvolvimento Regional: Economia e Cultura”.

A mesma programação foi definida para todos os quatro encontros regionais. O credenciamento tem início às 8 horas, seguido pela abertura do evento, às 9 horas. Entre as 10h15 e 10h45 acontecem apresentações informativas sobre o planejamento do Estado e sobre o processo participativo. Depois disso, até o final da tarde, acontecem as atividades dos grupos de trabalho, que se concluem com a apresentação das propostas populares.

Após os encontros regionais, entre os dias 20 e 24/10, serão realizados encontros online de monitoramento, abrangendo vários temas das políticas públicas. A transmissão, via Youtube, representa um ganho de transparência e Mais de 100 pecuaristas participaram, na manhã da última terça-feira (14), de uma ação da Minerva Foods, em parceria com a B3, sobre o mercado pecuário. “O objetivo do evento foi levar informações práticas e estratégias que ajudam a planejar o futuro com mais segurança”, explica o gerente executivo de relacionamento com o cliente, Rostyner Pereira. De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros e presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Corte do Sistema Faemg Senar, de acesso às informações às pessoas que não podem estar presencialmente nos eventos da revisão.

PLANEJAMENTO Trata-se de uma oportunidade para cidadãos interferirem nesse planejamento, pois as sugestões apresentadas no processo são analisadas e discutidas na ALMG. Elas podem virar emendas ao PPAG, à LOA ou requerimentos com solicitação de informações ou providências, a serem enviados pelo Legislativo mineiro ao poder público.

A revisão também privilegia a fiscalização por parte de parlamentares e da sociedade da execução dos recursos previstos no PPAG com o objetivo de ampliar a efetividade do processo. De acordo com o presidente da Comissão de Participação Popular, deputado Ricardo Campos (PT), o PPAG é a maior ferramenta de participação no planejamento e orçamento de Minas.

CÂMARA Municiapl de Montes Claros receberá o primeiro encontro do Plano Plurianual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Cidade registra média histórica
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Comércio de Montes Claros tem horário especial
Comércio de Montes Claros funciona em horário especial
Fiscalização do Procon-MPMG aponta irregularidades em postos de combustíveis
Fiscalização aponta irregularidade sem postos de combustíveis da região
Agência Móvel da Copasa chega a Montalvânia
Agência móvel da Copasa chega a Montalvânia
Bazar Presente é realizado neste fim de semana no bairro Canelas
Bazar Presente reforça solidariedade em MOC
Grande mutirão finaliza ações contra a dengue
Grande mutirão finaliza ações contra a dengue
Governo entrega Medalha dos Gerais em Matias Cardoso
Montes Claros ganha neste sábado o Leo Clube
Padre recebe Título de Cidadão Honorário
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Agro brasileiro no centro das discussões globais 
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
Uberlândia com bebês abaixo do peso 
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG