[views count="1" print="0"]

CIB-SUS aprova credenciamento de serviço de extensão oncológica

A Comissão Intergestores Bipartite aprovou o credenciamento no dia 20 de agosto

A Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS) aprovou, no dia 20 de agosto, o credenciamento do Serviço de Extensão de Oncologia Clínica do município de Brasília de Minas, que pertence à área de atuação da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária. O serviço está vinculado à Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Dilson Godinho, sediada em Montes Claros.

A aprovação do credenciamento envolveu gestores municipais de saúde, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems) e da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O serviço já está em funcionamento no Hospital Senhora Santana, em Brasília de Minas, porém, até então, só com a realização de consultas.

A partir do credenciamento, formalizado com a publicação da Resolução 10.389, o serviço passará a atender pacientes para os quais for recomendado tratamento de quimioterapia, excluídos usuários nas áreas de hematologia oncológica de adultos e oncologia pediátrica.

Denise Maria Lúcio da Silveira, coordenadora de Redes de Atenção à Saúde na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros explica que, de acordo com a Resolução, “a partir do credenciamento os gestores municipais de Montes Claros e Brasília de Minas deverão definir os fluxos de referência e contrarreferência dos usuários entre a Unacon e o serviço de extensão. Os fluxos deverão ser informados aos gestores em reunião da CIB microrregional de Brasília de Minas e, posteriormente, deverão ser pactuados na CIB da Macrorregião de Saúde Norte, no prazo máximo de 60 dias após a publicação da Resolução”.

O monitoramento do cumprimento dos critérios para o funcionamento do serviço de extensão de oncologia clínica e a qualidade da assistência são de responsabilidade do município de Brasília de Minas.

EXPANSÃO

 Em fevereiro de 2020 o Norte de Minas foi a primeira região do estado que, por meio da Unacon do Hospital Dilson Godinho, iniciou no Hospital Dr. Oswaldo Prediliano Santana, em Salinas, a descentralização dos atendimentos de pacientes oncológicos.

Em maio de 2024, a Unidade de Extensão em Oncologia de Pirapora, integrante da estrutura do Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire, foi habilitada pelo Ministério da Saúde e, em junho, foram iniciados tratamentos de pacientes indicados para procedimentos de quimioterapia.

No município de Taiobeiras, distante 260 quilômetros de Montes Claros, a extensão do serviço de oncologia clínica está sendo coordenada pelo Hospital Santo Antônio, por meio de parceria estabelecida com a Unacon da Santa Casa de Montes Claros.

Já na segunda quinzena de maio de 2024 foi inaugurado o Hospital do Câncer de Janaúba – Marcone Cleber Silva. A iniciativa deu início ao processo de habilitação, junto ao Ministério da Saúde, da terceira Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Norte de Minas, como parte de projeto estratégico iniciado em 2020, pela administração municipal, visando melhorar os serviços de atenção primária e de média complexidade. O objetivo é dotar a microrregião de Janaúba/Monte Azul de serviços de alta complexidade em saúde.

Com os investimentos realizados em Janaúba, a direção da Santa Casa e do Hospital São Vicente de Paulo, de Porteirinha, formalizou à Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros solicitação de funcionamento de serviço de extensão de oncologia clínica no município. Os atendimentos serão realizados em parceria com o Hospital Regional de Janaúba, assim que o processo de habilitação for aprovado pelo Ministério da Saúde.

REFERÊNCIA NACIONAL

Em virtude da melhoria do acesso de pacientes a tratamentos oncológicos, o modelo de descentralização adotado no Norte de Minas pelas Unacons do Hospital Dilson Godinho e da Santa Casa de Montes Claros poderá ser disseminado para outras regiões do país.

Na segunda quinzena de maio deste ano, dirigentes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Conselho de Secretarias de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) realizaram visitas às Unacons sediadas em Montes Claros e aos municípios de Salinas e Taiobeiras, onde já estão em funcionamento unidades de extensão.

A Comissão Intergestores Bipartite aprovou o credenciamento no dia 20 de agosto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Montes Claros entra no ritmo do Natal
Montes Claros entra no ritmo do Natal
PAES/Unimontes serão aplicadas domingo
PAES/Unimontes serão aplicadas neste domingo
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e digitais
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Novembro marca o mês da Black Friday
Milhões de brasileiros ainda vivem sem banheiro em casa
Fundação de Saúde Dilson Godinho comemora avanços na assistência
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251