[views count="1" print="0"]

Campanha de Multivacinação terá início nesta segunda-feira em MG

CAMPANHA Estadual de Multivacinação começa nesta segunda-feira

Com um cenário de queda gradativa de vacinação de crianças menores de um ano e de um ano de idade, verificado entre 2015 e 2023, a partir desta segunda-feira (4/11), a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza a Campanha Estadual de Multivacinação. Até o dia 29 de novembro, o público-alvo que precisa ter a caderneta de vacinação avaliada e, se for o caso, tomar vacinas que estão em atraso, é constituído por crianças e adolescentes que ainda não completaram 15 anos. No Norte de Minas, a estimativa é vacinar 336,9 mil pessoas.

A heterogeneidade observada nas coberturas vacinais, especialmente nos últimos seis anos, contribuiu para a reintrodução do vírus do sarampo no país e pode resultar no recrudescimento de outras doenças imunopreveníveis. Tal cenário demanda a implementação de estratégias adicionais voltadas ao resgate da vacinação de pessoas que ainda não foram imunizadas”, alerta a SES-MG por meio de Nota Técnica repassada aos 853 municípios do estado, com orientações sobre a realização da Campanha de Multivacinação.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, “diante dos desafios globais, com novos agentes patogênicos e o ressurgimento de antigos, o fortalecimento das campanhas de vacinação é essencial para proteger a população e prevenir a ocorrência de surtos. A relevância dessa iniciativa vai além da proteção individual, pois desempenha um papel fundamental na proteção coletiva”.

A preocupação da SES-MG leva em conta o fato de que em 2020 e 2021 “o estado de Minas Gerais não atingiu as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para nenhuma das vacinas administradas em crianças menores de um ano e com um ano de idade. Em 2022 e 2023 observou-se uma leve recuperação nas coberturas vacinais, embora abaixo do esperado. A única vacina que alcançou 95,64% das crianças foi a BCG. As demais vacinas tiveram cobertura variável entre 68,22% (tríplice viral segunda dose) e 87,11% (tríplice viral primeira dose).

NORTE DE MINAS

 Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, explica que para a realização da Campanha de Multivacinação foram disponibilizados diferentes tipos de vacinas para completar os estoques existentes nos municípios e, com isso, viabilizar o atendimento de demandas de pais ou responsáveis que levarem crianças e adolescentes às unidades de saúde.

Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão sendo disponibilizadas gratuitamente imunizantes para a prevenção contra diversas doenças: BCG; Febre Amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); Hepatite A; Hepatite B; Poliomielite inativada; dT (vacina adsorvida difteria e tétano adulto); Pentavalente; Rotavírus; Pneumocócica 10; Meningocócica ACWY; HPV Papilomavírus Humano e vacina contra a Covid-19.

Assim como no ano passado, no Norte de Minas a estimativa é de que a Campanha contemple a atualização de cadernetas de vacinação de um público estimado em mais de 336,9 mil crianças e adolescentes residentes em 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde. Mais de 219,8 mil crianças e adolescentes moram em 54 municípios da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros.

Para o alcance do maior número possível de crianças e adolescentes, Agna Menezes recomenda aos municípios a mobilização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) visando a busca ativa do público alvo; a integração das atividades de vacinação com o Programa Saúde na Escola, com o objetivo de promover e fortalecer ações de educação que abordem a importância da vacinação, além do esclarecimento de dúvidas no ambiente escolar.

CAMPANHA Estadual de Multivacinação começa nesta segunda-feira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Santa Casa Montes Claros cria Centro de Pesquisa Clínica
Santa Casa Montes Claros cria Centro de Pesquisa Clínica
Frete rodoviário em alta atinge média de R$ 7,61 por km no país
Frete rodoviário em alta atinge média de R$ 7,61 por km no país
Safra de laranja entra na reta final com leve revisão
Safra de laranja entra na reta final com leve revisão
Safra 2025/26 deve alcançar 353,4 milhões de ton em grãos
Safra 2025/26 deve alcançar 353,4 milhões de ton em grãos
Exportações de café caem 31% em janeiro
Exportações de café caem 31% em janeiro
Polo mineiro de moda amplia conexões nacionais em São Paulo
Polo mineiro de moda amplia conexões nacionais em São Paulo
Barragem de Congonhas é pauta em BH
Barragem de Congonhas é pauta em BH
Produção de feijão no Estado cresce e o mantém na liderança
Produção de feijão no Estado cresce e o mantém na liderança
RFB e Cimams promovem evento em Pirapora sobre parcelamento de dívidas
Los Fuleros: a essência do carnaval de rua
Exames médicos e psicológicos para CNH têm queda no valor
UFVJM anuncia vagas remanescentes em Janaúba
Norte de Minas se destaca na Rede Sebrae
Desenhista montes-clarense na estrada há mais de 30 anos
Supermercados preocupados com a falta de produtos básicos
Um novo ano, um novo Compromisso
União, diálogo e firmeza ditam posição do agro neste ano eleitoral 
Mineradora adquire área em Araxá 
Psicóloga defende que propósito feminino precisa ir além do cuidado
Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma em MOC
Giliane Paula democratiza o verão com empreendedorismo