[views count="1" print="0"]

Campanha de Multivacinação terá início nesta segunda-feira em MG

CAMPANHA Estadual de Multivacinação começa nesta segunda-feira

Com um cenário de queda gradativa de vacinação de crianças menores de um ano e de um ano de idade, verificado entre 2015 e 2023, a partir desta segunda-feira (4/11), a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza a Campanha Estadual de Multivacinação. Até o dia 29 de novembro, o público-alvo que precisa ter a caderneta de vacinação avaliada e, se for o caso, tomar vacinas que estão em atraso, é constituído por crianças e adolescentes que ainda não completaram 15 anos. No Norte de Minas, a estimativa é vacinar 336,9 mil pessoas.

A heterogeneidade observada nas coberturas vacinais, especialmente nos últimos seis anos, contribuiu para a reintrodução do vírus do sarampo no país e pode resultar no recrudescimento de outras doenças imunopreveníveis. Tal cenário demanda a implementação de estratégias adicionais voltadas ao resgate da vacinação de pessoas que ainda não foram imunizadas”, alerta a SES-MG por meio de Nota Técnica repassada aos 853 municípios do estado, com orientações sobre a realização da Campanha de Multivacinação.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, “diante dos desafios globais, com novos agentes patogênicos e o ressurgimento de antigos, o fortalecimento das campanhas de vacinação é essencial para proteger a população e prevenir a ocorrência de surtos. A relevância dessa iniciativa vai além da proteção individual, pois desempenha um papel fundamental na proteção coletiva”.

A preocupação da SES-MG leva em conta o fato de que em 2020 e 2021 “o estado de Minas Gerais não atingiu as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para nenhuma das vacinas administradas em crianças menores de um ano e com um ano de idade. Em 2022 e 2023 observou-se uma leve recuperação nas coberturas vacinais, embora abaixo do esperado. A única vacina que alcançou 95,64% das crianças foi a BCG. As demais vacinas tiveram cobertura variável entre 68,22% (tríplice viral segunda dose) e 87,11% (tríplice viral primeira dose).

NORTE DE MINAS

 Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, explica que para a realização da Campanha de Multivacinação foram disponibilizados diferentes tipos de vacinas para completar os estoques existentes nos municípios e, com isso, viabilizar o atendimento de demandas de pais ou responsáveis que levarem crianças e adolescentes às unidades de saúde.

Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão sendo disponibilizadas gratuitamente imunizantes para a prevenção contra diversas doenças: BCG; Febre Amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); Hepatite A; Hepatite B; Poliomielite inativada; dT (vacina adsorvida difteria e tétano adulto); Pentavalente; Rotavírus; Pneumocócica 10; Meningocócica ACWY; HPV Papilomavírus Humano e vacina contra a Covid-19.

Assim como no ano passado, no Norte de Minas a estimativa é de que a Campanha contemple a atualização de cadernetas de vacinação de um público estimado em mais de 336,9 mil crianças e adolescentes residentes em 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde. Mais de 219,8 mil crianças e adolescentes moram em 54 municípios da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros.

Para o alcance do maior número possível de crianças e adolescentes, Agna Menezes recomenda aos municípios a mobilização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) visando a busca ativa do público alvo; a integração das atividades de vacinação com o Programa Saúde na Escola, com o objetivo de promover e fortalecer ações de educação que abordem a importância da vacinação, além do esclarecimento de dúvidas no ambiente escolar.

CAMPANHA Estadual de Multivacinação começa nesta segunda-feira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Montes Claros entra no ritmo do Natal
Montes Claros entra no ritmo do Natal
PAES/Unimontes serão aplicadas domingo
PAES/Unimontes serão aplicadas neste domingo
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e digitais
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Novembro marca o mês da Black Friday
Milhões de brasileiros ainda vivem sem banheiro em casa
Fundação de Saúde Dilson Godinho comemora avanços na assistência
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251