[views count="1" print="0"]

Fora das datas comerciais, mais da metade dos mineiros compram por necessidade

Não há como negar que as datas comemorativas são um estímulo ao consumo e impulsionam toda a cadeia produtiva, sobretudo o setor de comércio e serviços.

 Não há como negar que as datas comemorativas são um estímulo ao consumo e impulsionam toda a cadeia produtiva, sobretudo o setor de comércio e serviços. Mas, fora desse período, como são os hábitos de consumo dos mineiros? Em Montes Claros o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ernandes Ferreira da Silva reconhece que os dados da pesquisa assemelham com a realidade do “nosso consumidor local”, observa à reportagem do NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS.

Esse foi o tema de pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) que mostrou que, na ausência de alguma data comercial, 51,69% dos entrevistados compram apenas por necessidade, enquanto 23,60% compram para presentear alguém. Outros 12,36% admitiram comprar por impulso e 12,35% disseram que gostam de comprar para presentear a si mesmos.

LAZER

 Diante desse cenário, o levantamento revelou um dado interessante. Excluindo-se os gastos com a alimentação básica, a maioria dos mineiros (28,51%) têm o hábito de gastar mais com lazer (teatro, cinema, bares, restaurantes, dentre outros). Em seguida vem vestuário e calçados (23,07%), farmácia (14,48%) e cuidados especiais (9,50%).

 “Esses números nos mostram que o lazer faz parte da necessidade do consumidor e é considerado uma prioridade em sua cesta de preferências. Com o dia a dia mais corrido, devido ao próprio processo evolutivo do mercado de trabalho, as prioridades de compras mudaram, elevando o lazer à categoria de itens de necessidade, explica o economista da FCDL-MG”, Vinícius Carlos Silva.

Ainda de acordo com a pesquisa, em média, a soma de gastos do dia a dia dos consumidores, excluindo-se a alimentação, gira em torno de R$ 800 mensais. Entre os meios de pagamento preferidos estão o cartão de crédito (58,93%); cartão de débito (19,64%); pix (16,07%); dinheiro (3,57%) e cheque (1,79%).

 “A praticidade, segurança e agilidade dos cartões e do pix ganharam espaço e agora dominam os meios de pagamento no Brasil”, observa Vinícius Silva.

 As compras em formato híbrido, realizadas tanto nas lojas físicas quanto nas lojas digitais, são a preferência de 44,64% dos mineiros. Por outro lado, 33,93% gostam de comprar somente nas lojas físicas, enquanto 21,43% apenas nas lojas digitais. O levantamento realizado pela FCDL Minas também apontou que 58,93% dos consumidores têm o hábito de planejar suas compras diárias, enquanto 41,07% não têm essa preocupação.

 Questionados sobre seu perfil de consumo, 78,57% dos entrevistados se consideram equilibrados; 19,64% admitem ser consumistas e apenas 1,79% se consideram investidores.

“Tais dados evidenciam que o consumidor está tentando se manter mais equilibrado frente a um cenário econômico que ainda demanda cautela e cuidado”, analisa Silva.

A pesquisa averiguou ainda qual o peso das datas comemorativas nas EDVALDO SANTOS FERREIRA – Rua Dois – Tancredo Neves – Nasc: 10/02/1962 informações de seus pacientes, colaboradores, corpo clínico e parceiros. A conformidade com a certificação assegura que os direitos dos titulares de dados são respeitados e protegidos. Isso reduz os riscos de violações de dados e exposição de informações, oferecendo uma experiência mais segura e alinhada às melhores práticas de privacidade em conformidade com a LGPD. intenções de consumo dos mineiros. Na opinião de 57,1%, essas datas são indiferentes no que tange ao consumo, mas para 42,9% as datas comemorativas têm um peso elevado em suas intenções de consumo.

 “O esforço comercial contribui expressivamente para a conversão da intenção de compras em vendas efetivas. Por isso, é importante que os lojistas invistam constantemente em ações para atrair os consumidores, em qualquer época do ano, e não apenas nas datas comerciais”, finaliza o economista da FCDL-MG.

Não há como negar que as datas comemorativas são um estímulo ao consumo e impulsionam toda a cadeia produtiva, sobretudo o setor de comércio e serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Montes Claros entra no ritmo do Natal
Montes Claros entra no ritmo do Natal
PAES/Unimontes serão aplicadas domingo
PAES/Unimontes serão aplicadas neste domingo
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e digitais
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Novembro marca o mês da Black Friday
Milhões de brasileiros ainda vivem sem banheiro em casa
Fundação de Saúde Dilson Godinho comemora avanços na assistência
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251