Uma demanda da classe rural apresentada na Expomontes deste ano foi atendida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A partir de janeiro do próximo ano, a ABCZ terá um ponto de apoio no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros.
Essa iniciativa visa facilitar o atendimento a mais criadores da região. A ABCZ custeará a quilometragem de um técnico que se deslocará de Uberaba até Montes Claros, permitindo que os criadores solicitem até duas visitas: uma na segunda quinzena de maio e outra na segunda quinzena de outubro.
O presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, José Henrique Veloso, destaca que ter um ponto de apoio simplificará a comunicação entre os pecuaristas e a ABCZ, possibilitando que os criadores tenham um canal direto para esclarecer dúvidas, obter informações sobre eventos e acessar os serviços da associação.
“Além disso, a presença da ABCZ em Montes Claros pode fomentar o mercado local de gado zebu, promovendo a troca de informações e experiências entre os pecuaristas e facilitando a comercialização de animais. Isso pode fortalecer a classe rural e incentivar o desenvolvimento do associativismo e do cooperativismo”, informou.
Dirceu Colares, diretor da Sociedade Rural, ressalta que a iniciativa da ABCZ fortalece a pecuária na região, promovendo o desenvolvimento sustentável do setor e contribuindo para melhorias na qualidade e competitividade da criação de gado zebu.
De acordo com o site da ABCZ, os pecuaristas do Norte de Minas já recebem orientações do técnico local, Marcos Miguel Mendes. Agora, contarão com o suporte de outro profissional que também auxiliará nos atendimentos.
“O compromisso da ABCZ é promover a atividade pecuária nacional, especialmente nas regiões que mais necessitam de políticas de incentivo ao desenvolvimento. O Norte de Minas é promissor e possui muitos criadores, evidenciando a força do Zebu na produção de carne, leite e genética de qualidade. Portanto, é essencial facilitar o dia a dia de nossos.