[views count="1" print="0"]

TCU e Rede Integrar estimulam a participação da sociedade na execução de políticas públicas

Você sabe o que é participação cidadã? Esse é o termo utilizado para definir a colaboração dos brasileiros na fiscalização, no monitoramento, na atuação e no controle das políticas públicas do país.

Você sabe o que é participação cidadã? Esse é o termo utilizado para definir a colaboração dos brasileiros na fiscalização, no monitoramento, na atuação e no controle das políticas públicas do país. Ela representa um importante mecanismo de aproximação da sociedade e do Estado, de complemento ao controle institucional realizado pelos órgãos responsáveis por essa atividade e, portanto, de prevenção à corrupção e ao mau uso dos recursos públicos.

No mundo ideal, todos os cidadãos brasileiros deveriam participar ativamente da gestão pública ao opinar sobre a construção e a execução das políticas públicas nacionais, tais como: merenda e transporte escolar, posto de saúde, entre outras. No entanto, isso não ocorre na prática, uma vez que, culturalmente, as pessoas não têm o costume de se envolverem em questões públicas no Brasil.

Com o objetivo de implantar uma estratégia de atuação focada na prevenção, a partir do resgate da Participação Cidadã por meio dos conselhos de políticas públicas, o Tribunal de Contas da União (TCU) instituiu a Rede Cívica. A iniciativa faz parte do Plano Anual de Trabalho (PAT) da Rede Integrar de Fiscalização de Políticas Públicas Descentra izadas (Rede Integrar) para o ano de 2024. O projeto está sendo desenvolvido por quatro áreas do TCU: Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (SecexConsenso); Secretaria de Controle Externo de Informações Estratégicas e Inovação (Seinc); Secretaria de Controle Externo de Desenvolvimento Sustentável (SecexDesenvolvimento); e Laboratório de Inovação.

A Rede Cívica é um dos projetos importantes de diretriz de participação cidadã, uma das prioridades da atual gestão do TCU, presidida pelo ministro Bruno Dantas. “A participação cidadã contempla o cidadão, as entidades da sociedade civil, os representantes da academia, a imprensa, os especialistas, além de outros segmentos da sociedade. Para esse projeto, o foco são os Conselhos de Políticas Públicas. Desenvolver uma ferramenta tecnológica, com linguagem simples, gerando alertas automatizados, para que os conselheiros possam ser mais efetivos e, de fato, terem condições de acompanhar a política pública em cada município, é uma das possíveis maneiras de envolver o cidadão brasileiro na gestão pública. Sem o apoio e o engajamento da população, a democracia não se completa”, destaca o assessor da SecexConsenso, Luiz Gustavo Andrioli.

“O projeto se propõe a instituir um novo modelo de atuação, colaborativo e em rede, com a intenção de promover um monitoramento contínuo dos recursos direcionados às políticas públicas brasileiras. O objetivo dessa iniciativa é incrementar o controle e o acompanhamento na execução dessas políticas, garantindo uma visão ampla dos ciclos de despesas da União, dos estados, dos municípios e das instituições parceiras, a exemplo das Organizações da Sociedade Civil (OSC)”, complementa o auditor-chefe da Unidade de Auditoria Especializada em Transferência de Recursos da União do TCU (AudTransferências/Seinc), Waldemir Paschoiotto.

Você sabe o que é participação cidadã? Esse é o termo utilizado para definir a colaboração dos brasileiros na fiscalização, no monitoramento, na atuação e no controle das políticas públicas do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Montes Claros entra no ritmo do Natal
Montes Claros entra no ritmo do Natal
PAES/Unimontes serão aplicadas domingo
PAES/Unimontes serão aplicadas neste domingo
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e digitais
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Novembro marca o mês da Black Friday
Milhões de brasileiros ainda vivem sem banheiro em casa
Fundação de Saúde Dilson Godinho comemora avanços na assistência
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251