[views count="1" print="0"]

Federações agrícolas das Américas e IICA firmam compromisso para avançar em ciência

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Federação de Câmaras Agropecuárias e Agroindustriais (FECAGRO) concluíram com sucesso o Primeiro Encontro de Federações Agrícolas das Américas, realizado na Costa Rica.

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Federação de Câmaras Agropecuárias e Agroindustriais (FECAGRO) concluíram com sucesso o Primeiro Encontro de Federações Agrícolas das Américas, realizado na Costa Rica. O evento contou com a participação de mais de 40 líderes de 20 federações agropecuárias e agroindustriais de 14 países da região.

O encontro abordou a importância da ciência, inovação e novas tecnologias para o avanço de uma agricultura sustentável, a elevação da produtividade, a promoção de um comércio agrícola transparente e a satisfação da crescente demanda por alimentos seguros, nutritivos e acessíveis. Além disso, os participantes discutiram como esses elementos são cruciais para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

A abertura do evento foi conduzida pelo Ministro de Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Fernando Mattos; pelo Presidente da FECAGRO, Francisco José González; e pelo Diretor Geral do IICA, Manuel Otero.

O Ministro Mattos ressaltou a necessidade de um aumento significativo na produção de alimentos nos próximos 25 anos, destacando a importância da colaboração entre ciência, inovação, tecnologia e pesquisa para enfrentar o desafio. “Temos que dar esse salto produtivo com a articulação entre os setores público e privado”, afirmou.

O Presidente da FECAGRO enfatizou a importância de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, a promoção de práticas agrícolas sustentáveis, e a criação de uma estrutura regulamentar que favoreça tecnologias ecológicas. Ele também destacou a necessidade de formação em novas tecnologias, financiamento acessível para pequenos e médios produtores, e políticas comerciais justas e baseadas em evidências científicas.

O Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, sublinhou a necessidade de uma abordagem sistemática para garantir uma produção alimentar abundante e nutritiva de forma sustentável. “Devemos pensar em políticas de longo prazo com os agricultores no centro dos debates, onde ciência e inovação são essenciais para boas práticas e intensificação produtiva sustentável”, afirmou Otero.

Durante o encontro, foram realizadas conferências sobre tecnologia e inovação para a agricultura sustentável, desafios e oportunidades do setor agro nas Américas, e acesso aos mercados. Também foi apresentada uma nota técnica pelo IICA sobre a promoção de uma abordagem integrada da agricultura para segurança alimentar e desenvolvimento sustentável.

Os conferencistas incluíram Jack Bobo, diretor do Instituto de Sistemas Alimentares da Universidade de Nottingham; José Perdomo, Presidente da CropLife Latin America; Ariel Londinsky, secretário geral da Federação Pan-americana do Leite (FEPALE); Tayutic Mena, presidente do Comitê de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da Organização Mundial do Comércio (OMC); e Gloria Abraham, consultora e ex-ministra de Agricultura e Pecuária da Costa Rica.

O evento destacou a necessidade urgente de enfrentar os desafios impostos pela mudança climática, a escassez de recursos hídricos e a degradação dos solos. A agricultura sustentável, apoiada por inovação tecnológica e comércio internacional com normas científicas, emerge como uma solução crucial para garantir a segurança alimentar e melhorar a qualidade de vida dos agricultores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
Seapa impulsiona silvicultura na agroindústria e no campo
Seapa impulsiona silvicultura na agroindústria e no campo
Embrapa lança plataforma que integra vigilância em doenças suínas
Embrapa lança plataforma que integra vigilância em doenças suínas
Transição climática neste ano eleva incertezas
Transição climática neste ano eleva incertezas
Força-tarefa orienta população sobre como evitar golpes do IPVA
Força-tarefa orienta população sobre como evitar golpes do IPVA
País bate recorde histórico nas exportações de frutas
País bate recorde histórico nas exportações de frutas
Fapemig lança maior chamada para promover pesquisas
Fapemig lança maior chamada para promover pesquisas
Seleção genética reforça o controle do carrapato em bovinos e reduz perdas
Seleção genética reforça o controle do carrapato em bovinos
Exames médicos e psicológicos para CNH têm queda no valor
UFVJM anuncia vagas remanescentes em Janaúba
Norte de Minas se destaca na Rede Sebrae
Desenhista montes-clarense na estrada há mais de 30 anos
Supermercados preocupados com a falta de produtos básicos
Um novo ano, um novo Compromisso
Unimontes anuncia inscrições para 409 vagas pelo Sisu
Montes Claros oferece diversas opções de Réveillon em 2025
Cresce aviação executiva em Araxá 
Programa do Sistema Faemg Senar impulsiona a olericultura no Norte de Minas
Unimontes divulga lista do Vestibular com 1.484 candidatos aprovados
Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
North acelera e reforça ataque