[views count="1" print="0"]

Oficina do CBHSF apresenta o Programa Produtor de Águas

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou recentemente, uma oficina sobre Produção de Água na Bacia do Rio São Francisco, o Velho Chico, em Belo Horizonte.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou recentemente, uma oficina sobre Produção de Água na Bacia do Rio São Francisco, o Velho Chico, em Belo Horizonte. O evento teve como objetivo principal apresentar experiências do Programa Produtor de Água, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), proporcionando aos participantes um amplo conhecimento de casos de sucesso e estratégias eficazes para a gestão hídrica sustentável.

O Programa Produtor de Água é uma estratégia voltada para a conservação e gestão sustentável dos recursos hídricos a partir de ações que promovam a proteção e recuperação de áreas estratégicas nas bacias hidrográficas. A ideia central é recompensar financeiramente, através do Pagamento por Serviço Ambiental (PSA), produtores rurais e proprietários de terras que adotam práticas sustentáveis, como reflorestamento, conservação do solo e manejo adequado de áreas próximas aos corpos d’água, contribuindo assim para a recarga dos aquíferos e a redução da erosão e da sedimentação.

Para o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco, Altino Rodrigues, “a oficina alcançou seu objetivo ao reunir diversos parceiros chave para discutir programas de fomento à produção de água. “Na leitura do Comitê, a gente vê que esse seminário atingiu o seu objetivo”.

“É nosso anseio que, a partir desse encontro, possamos também levar essas experiências para outros territórios da bacia. A presença do Comitê da Bacia do São Francisco, seus comitês afluentes, órgãos gestores, prefeituras e sociedade civil evidencia o engajamento amplo”.

Segundo ele, o evento não só estimulou novas ideias para editais conjuntos, como também fortaleceu a ideia de um programa produtor de água específico para o Rio São Francisco. “Neste encontro, surgiram diversas ideias promissoras para avançarmos, como a elaboração conjunta de editais entre o Comitê e a ANA. Aqui já está sendo gestado o embrião do que poderia vir a ser o Programa Produtor de Águas para o São Francisco”.

“Ousaria até sugerir um nome para este projeto: o ‘Águas Franciscanas’. Este nome representa a solidariedade e a fraternidade, representando águas de qualidade que serão produzidas e destinadas a usos múltiplos dentro da bacia”, comentou Altino Rodrigues.

Durante o evento, foi ressaltada a importância do engajamento de uma rede diversificada de parceiros, incluindo os comitês de bacias, na implementação do Programa Produtor de Águas, especialmente com a criação da Unidade Gestora de Projetos do Alto São Francisco (UGP – ASF). Essa iniciativa visa proporcionar direcionamento específico para projetos em diferentes áreas ao longo da bacia, facilitando a coordenação e potencializando os resultados das ações de conservação.

O diretor geral do Igam, Marcelo da Fonseca, entende que a participação dos comitês mineiros nesse processo é crucial para as iniciativas do programa no estado de Minas Gerais. “Com o Comitê abraçando esse processo, poderemos avançar ainda mais.

A grande característica deste programa está no fato dele não pertencer a um único grupo, mas a todos. Estamos estabelecendo as bases aqui em Minas Gerais para coletar mais parceiros. Reconhecemos o papel crucial do Comitê do São Francisco e dos demais comitês mineiros, como o CBH Rio das Velhas e o CBH Rio Pará, que já estão implementando iniciativas similares e estão expandindo o programa em todo o Estado”.

A expectativa é que os resultados desse encontro se expandam para outras regiões dentro da bacia hidrográfica do Velho Chico, fortalecendo ações de revitalização. A programação do primeiro dia, 19 de junho, começou com apresentações sobre as experiências em Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) pela ANA e pelo CBH Rio das Velhas. Durante o encontro, houve a criação da Unidade Gestora de Projetos do Alto São Francisco (UGP – ASF), com foco nos objetivos, desafios e perspectivas futuras, apresentados pelo IGAM e Semad, e em seguida, as experiências de PSA no Alto São Francisco também foram tema. No dia seguinte, 20 de junho, o foco da oficina foi em estratégias para estruturação de projetos visando a captação de recursos.

Com uma participação expressiva, a oficina atraiu mais de 70 participantes presenciais, além de uma audiência online que contou com mais de 50 usuários acompanhando simultaneamente. O seminário completo está disponível para visualização no YouTube.

Oficina do CBHSF apresenta o Programa Produtor de Águas
A oficina foi realizada em Belo Horizonte e teve como objetivo principal apresentar experiências do programa da ANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Montes Claros entra no ritmo do Natal
Montes Claros entra no ritmo do Natal
PAES/Unimontes serão aplicadas domingo
PAES/Unimontes serão aplicadas neste domingo
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e digitais
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Novembro marca o mês da Black Friday
Milhões de brasileiros ainda vivem sem banheiro em casa
Fundação de Saúde Dilson Godinho comemora avanços na assistência
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251