Representantes do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde (CCZ) de Monte Azul, no Norte de Minas, estiveram presentes em Porteirinha, nos Fóruns Regionais do Programa Regional em Defesa da Vida Animal (Prodevida), que são uma iniciativa do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC/Itec) e contam com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Animal (Ceda).
O setor de Zoonozes do município de Monte Azul foi certificado com o Prêmio Educação: Estratégia Educativa mais bem-sucedida.
A prefeitura, por meio do CCZ tem realizado plantões de atendimentos para cães e gatos. A ação ocorre na sede do próprio órgão, que disponibiliza coleta de sangue para exame de leishmaniose visceral, chipagem e vacinação contra raiva.
Vale lembrar que os serviços serão ofertados de forma gratuita e por ordem de chegada, não sendo necessário fazer agendamento prévio. Sempre também há animais para adoção, sendo todos já vermifugados, vacinados, e com a castração garantida pelo CCZ quando o pet alcançar a idade adequada.
Além disso, a adoção só poderá ser feita por pessoas maiores de idade e com a apresentação do documento pessoal. Caso haja cidadãos que possuam abaixo de 18 anos e tiverem interesse em adotar, devem se dirigir ao local acompanhados pelos responsáveis.