LOGO NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS
[views count="1" print="0"]

Laudo para a liberação do entorno é enviado ao CB e MP

O Ministério Público e o Corpo de Bombeiros já receberam o laudo técnico com manifestação favorável pela liberação do entorno do edifício Roma.

O Ministério Público e o Corpo de Bombeiros já receberam o laudo técnico com manifestação favorável pela liberação do entorno do edifício Roma. O prédio, que fica em Montes Claros, foi interditado no dia 8 deste mês após apresentar problemas na estrutura. Residências e comércios em um raio de 60 metros foram esvaziados. O trânsito também segue fechado no local.

Segundo a construtora Turano, o documento foi elaborado por um dos mais experientes peritos independentes do país, que atua na área de recuperação e reforço de estruturas. O laudo foi entregue nessa segunda-feira (22/4) para o Corpo de Bombeiros e MPMG, que decidirão se as vias e os imóveis do entorno serão ou não liberados. Ainda não há um prazo para que isso ocorra. De acordo com a Turano, apenas a corporação e o MP tiveram acesso ao documento, já que alterações podem ser exigidas e a divulgação poderia frustrar as expectativas dos envolvidos na situação.

CONTEÚDO DO LAUDO – Conforme a empresa contratada, assim que o edifício foi interditado, a construtora solicitou análise do projeto estrutural original para verificar as causas do problema e o monitoramento da estrutura para permitir a entrada de funcionários para a execução do escoramento. Com a ajuda de um software, a empresa aponta ter identificado a seguinte situação:

“Deficiência de rigidez no núcleo composto pelos elevadores e escada, além de tensões de compressão elevadas em alguns pilares até o piso do 12º pavimento. Também foi constatado que, na transição dos pilares do 3º pavimento, onde a transmissão dos esforços e realizada diretamente pela placa da laje nervurada, as tensões de punção nos capiteis e as deformações do elemento portante estão maiores que os valores previsto na normativa técnica vigente.”

O laudo detectou que é provável que o problema tenha ocorrido por conta da “flexibilidade exacerbada da estrutura, associada as elevadas tensões de trabalho.” Após analisar o cenário, o documento diz “todas as não conformidades identificadas serão solucionadas por meio de reforço e recuperação da estrutura.”

Para decidir pela liberação do entorno, a empresa contratada destaca que considerou o escoramento já feito, a manutenção do prédio no prumo, a normalidade dos fatores climáticos e geológicos na região, a realização de intervenções seguindo as normas técnicas e que a circulação de veículos não interfere nas soluções de escoramento.

Já sobre a desinterdição do Roma, o laudo recomenda “a continuidade do monitoramento e a imediata execução do projeto de reforço estrutural, que se encontra em fase final de elaboração, visando a liberação segura e rápida para o retorno dos moradores.”

Laudo para a liberação do entorno é enviado ao CB e MP
O prédio foi interditado no dia 8 deste mês após apresentar problemas na estrutura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

VELÓRIO SÃO GERALDO
Parceria garante revitalização de velório
Município ganha mais 3,7 mil "filhos"
Município ganha mais 3,7 mil "filhos"
Estado promove primeiro Seminário Mineiro de Irrigação
Estado promove primeiro Seminário Mineiro de Irrigação
Agência Móvel da Copasa chega ao Bairro Maracanã na segunda
Agência Móvel da Copasa chega ao Bairro Maracanã na segunda
Uso de óleo de cannabis pauta debate
Uso de óleo de cannabis pauta debate
Projeto incentiva aquisição de sistemas de energia solar
Projeto incentiva aquisição de sistemas de energia solar
Copasa fará licitação em busca de soluções na área de saneamento
Copasa fará licitação em busca de soluções na área de saneamento
Prazo já começou para declaração do ITR
Prazo já começou para declaração do ITR
Realizado encontro da Juventude Rural na região
Aprovada continuidade de licitação do setor elétrico
Sine disponibiliza 125 vagas de empregos em Montes Claros
Ação busca garantir vagas para pessoas com deficiência
Dnocs atua na garantia de direitos e respeito à diversidade
Governo esclarece regras para convocação de deficientes
Tratores compactos facilitam manobras em parreiras estreitas
Agentes do algodão focam no cumprimento de contratos
Cruzeiro assimila o passado para tentar avançar na Sul-Americana
América defende invencibilidade em casa
Exportações enfrentam queda em faturamento e volume
Simulado do Enem garante vaga em universidades públicas
Sisema discute áreas prioritárias