[views count="1" print="0"]

CERH aprova equiparação de entidades a Agências de Bacia Hidrográfica

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais (CERH-MG) aprovou a equiparação de entidades às Agências de Bacia Hidrográfica.

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais (CERH-MG) aprovou a equiparação de entidades às Agências de Bacia Hidrográfica. Entre as aprovações, destacam-se a equiparação da entidade Peixe Vivo, que passa a atuar em todo o território da Bacia do Paraopeba, e também a aprovação de uma única entidade para toda a Bacia do Rio Grande.

As equiparações de entidades às agências têm como objetivo fortalecer a atuação dessas entidades na gestão dos recursos hídricos em suas respectivas regiões, contribuindo para uma gestão mais eficiente e integrada dos recursos hídricos em Minas Gerais.

Foi aprovada a equiparação de entidade à Agência de Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba, e a equiparação de entidades às Agências de Bacia Hidrográficas dos Comitês Nascentes do Rio Grande (GD1/ GD2), Vertentes do Rio Grande (GD2), Entorno do Reservatório de Furnas (GD3), Rio Verde (GD4), Rio Sapucaí (GD5), Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo (GD6), Afluentes Mineiros do Médio Rio Grande (GD7) e Afluentes do Baixo Rio Grande (GD8).

“Entre as deliberações aprovadas nesta quarta-feira, destacam-se as duas aprovações para equiparação de entidade em duas regiões extremamente importantes para Minas Gerais. Primeira é a Bacia do Rio Paraopeba, bacia estratégica para o Estado, principalmente no que tange ao abastecimento público da região metropolitana, onde a gente passa agora a ter a equiparação da entidade Peixe Vivo para atuar em todo o território da Bacia do Paraopeba. A segunda é uma grande inovação porque se trata de uma única entidade para a toda bacia mineira afluente do Rio Grande. Esse foi um trabalho de maturidade dos comitês mineiros que se organizaram e definiram que seria mais estratégico para eles terem uma única entidade”, comenta o diretor-geral do Instituto Minero de Gestão das Águas, Marcelo da Fonseca.

Além da aprovação das equiparações de entidades às Agências de Bacia Hidrográfica, a reunião do CERH-MG também foi marcada pela aprovação de deliberações que estabelecem atualização da metodologia de preços públicos para a cobrança pelo uso de recursos hídricos em 11 bacias hidrográficas de Minas.

A cobrança busca incentivar a racionalização do uso da água, o combate ao desperdício e a preservação dos mananciais. Entre as bacias contempladas estão a do Rio Manhuaçu, Rio Piranga, afluentes mineiros dos Rios Preto e Paraibuna, Rio Suaçuí, afluentes mineiros dos Rios Pomba e Muriaé, afluentes mineiros do Rio Piracicaba, Rio Santo Antônio, Rio Caratinga, e Rios Piracicaba e Jaguari.

Além da busca pelo uso sustentável da água, os recursos arrecadados com a cobrança são destinados ao financiamento de programas e projetos que visam à conservação e recuperação dos recursos hídricos.

CERH aprova equiparação de entidades a Agências de Bacia Hidrográfica
A cobrança pelo uso de recursos hídricos busca incentivar a racionalização do uso da água, o combate ao desperdício e a preservação dos mananciais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
Gemma Fonseca inaugura painel artístico em comunidade rural
Gemma Fonseca inaugura painel artístico em comunidade rural
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Cidade registra média histórica
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Comércio de Montes Claros tem horário especial
Comércio de Montes Claros funciona em horário especial
Fiscalização do Procon-MPMG aponta irregularidades em postos de combustíveis
Fiscalização aponta irregularidade sem postos de combustíveis da região
Agência Móvel da Copasa chega a Montalvânia
Agência móvel da Copasa chega a Montalvânia
Museu da Unimontes tem mostra de exposição coletiva
Semáforos piscando no amarelo exigem mais atenção
Governo entrega Medalha dos Gerais em Matias Cardoso
Montes Claros ganha neste sábado o Leo Clube
Padre recebe Título de Cidadão Honorário
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
Cooxupé é líder no setor de Agricultura 
Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
TSE realiza cerimônia de entrega de prêmios nesta quarta
Museu da Unimontes tem mostra de exposição coletiva
Gemma Fonseca inaugura painel artístico em comunidade rural