[views count="1" print="0"]

Cejusc Itinerante leva serviços a três cidades do Norte de Minas

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Coração de Jesus, e o Ministério Público de Minas (MPMG) realizaram mais uma ação itinerante de 19/3 a 21/3.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Coração de Jesus, e o Ministério Público de Minas (MPMG) realizaram mais uma ação itinerante de 19/3 a 21/3. Dessa vez, foram atendidos os municípios de São João do Pacuí, São João da Lagoa e Lagoa dos Patos, no Norte de Minas.

Durante os três dias da ação, foram realizados dezenas de atendimentos, proporcionando acesso à Justiça e esclarecimentos para aqueles que mais necessitam. O Cejusc promoveu também audiências de conciliação, buscando resolver conflitos de forma pacífica e eficiente.

O sucesso do Cejusc Itinerante não seria possível sem a colaboração de diversos parceiros. Além do TJMG e do Ministério Público de Minas Gerais, a Cemig, a Copasa, a Emater, as polícias Civil e Militar, o Cartório de Registro Civil, a Defensoria Pública, dentre outros, uniram esforços para oferecer uma gama de serviços à comunidade, que foram além do âmbito jurídico.

Questões essenciais para o bem-estar e a qualidade de vida da população também fizeram parte dos atendimentos. Além de orientações sobre direitos básicos relacionados aos serviços públicos como água, energia e segurança. O evento proporcionou um verdadeiro dia de cidadania e de inclusão.

O Cejusc Itinerante reafirma o compromisso do Poder Judiciário e de seus parceiros em levar Justiça e cidadania a todos os cantos do estado. Ao aproximar os serviços judiciais e sociais das comunidades locais, eventos como este fortalecem os laços de confiança e promovem o acesso à Justiça de forma democrática e inclusiva.

A moradora Claudete dos Santos achou o atendimento muito rápido e destacou que “foi muito importante a participação do Cejusc Itinerante no município, principalmente para aqueles que não têm condições de se deslocarem até a comarca.”

O juiz da Vara Única da Comarca de Coração de Jesus e coordenador do Cejusc, Marcos Antônio Ferreira, esteve presente no evento e reafirmou a importância da iniciativa para a população que integra a comarca, bem como para o fortalecimento de todo o sistema de Justiça e das redes públicas de atendimento aos cidadãos.

“A iniciativa itinerante foi um sucesso na comarca. Durante todos os dias de evento a equipe do Cejusc trabalhou com afinco no atendimento e orientação aos cidadãos, bem como na realização de audiências de conciliação, todas encerradas com acordo, audiência para transação penal, ANPP, atermações, nomeação de advogados dativos, prestados atendimentos de cidadania e encaminhamentos a parceiros, além de outros atos, que proporcionaram resultados significativos para a comarca”, disse o magistrado.

O juiz Marcos Antônio Ferreira ressaltou ainda a participação da Comunidade Quilombola Alegre, que realizou uma apresentação cultural na ação ocorrida no município de São João da Lagoa. “A iniciativa itinerante merece aplausos, pois aproxima todo o Sistema de Justiça (Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e OAB) do jurisdicionado, facilitando o acesso dos cidadãos ao Poder Judiciário, notadamente para aqueles que possuem maior dificuldade de acesso à sede da comarca. Este é apenas o começo de uma jornada contínua em prol da promoção da cidadania e da paz social. Que iniciativas como o Cejusc Itinerante continuem a inspirar e transformar vidas em todo o estado de Minas Gerais”, disse o magistrado.

O Cejusc da Comarca de Coração de Jesus foi instalado em 20 de abril de 2021, pela Portaria Conjunta nº 1176/2021, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua José Antônio de Queiroz, nº 1.060, no Centro da cidade. O contato também pode ser feito pelo e-mail: cejusc. coj@tjmg.jus.br

Cejusc Itinerante leva serviços a três cidades do Norte de Minas
O promotor de justiça Paulo Cesar Dias, o juiz da Comarca, Marcos Antônio Ferreira, e a servidora do Cejusc Rosane Rabelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Transição climática neste ano eleva incertezas
Transição climática neste ano eleva incertezas
Força-tarefa orienta população sobre como evitar golpes do IPVA
Força-tarefa orienta população sobre como evitar golpes do IPVA
País bate recorde histórico nas exportações de frutas
País bate recorde histórico nas exportações de frutas
Fapemig lança maior chamada para promover pesquisas
Fapemig lança maior chamada para promover pesquisas
Seleção genética reforça o controle do carrapato em bovinos e reduz perdas
Seleção genética reforça o controle do carrapato em bovinos
Agroindústrias anunciam R$ 60 bi em investimentos
Agroindústrias anunciam R$ 60 bi em investimentos
Governo de Minas destaca ações da Defesa Civil
Governo de Minas destaca ações da Defesa Civil
Exportações de café caem, mas receita atinge recorde histórico
Exportações de café caem, mas receita atinge recorde histórico
Exames médicos e psicológicos para CNH têm queda no valor
UFVJM anuncia vagas remanescentes em Janaúba
Norte de Minas se destaca na Rede Sebrae
Desenhista montes-clarense na estrada há mais de 30 anos
Supermercados preocupados com a falta de produtos básicos
Um novo ano, um novo Compromisso
Unimontes anuncia inscrições para 409 vagas pelo Sisu
Montes Claros oferece diversas opções de Réveillon em 2025
Uberlândia perderá 38 orelhões até 28 
Criminoso preso após assaltar motorista de aplicativo em MOC
Transição climática neste ano eleva incertezas
Força-tarefa orienta população sobre como evitar golpes do IPVA
Minas Gerais bate recorde em energia solar de uso empresarial