O ano letivo começou no dia 15 de fevereiro nas unidades de ensino municipais de Montes Claros. São mais 33 mil alunos matriculados em 111 escolas, sendo 22 unidades na zona rural e 89 na sede do município, no Maternal, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Durante todo este mês de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação (SME) está promovendo cursos de formação para os profissionais que atuam nas unidades de ensino, com o objetivo de aprimorar e qualificar ainda mais o processo pedagógico.
“Esse período inicial do ano letivo é o momento de alinhamento das estratégicas, para que os projetos e programas previstos na agenda pedagógica sejam executados com efetividade”, destaca a secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso. De 5 a 9 de fevereiro, os cerca de 6 mil servidores que atuam nas unidades escolares e na sede da Secretaria de Educação participaram da Jornada Pedagógica, como preparação e aprimoramento para a execução de suas atividades ao longo do ano e para compartilhamento de experiências para enfrentar os desafios do período letivo que se inicia.
Na sexta-feira (16/2), psicólogos e assistentes sociais que atuam nas unidades de ensino municipais participaram de uma formação para alinhamento das ações previstas para o ano letivo. “Os serviços da Psicologia e da Assistência Social realizam acompanhamento no processo educacional, orientação e acolhimento aos alunos e seus familiares, atuando de forma multidisciplinar com a rede intersetorial”, explica Meirielle Duarte Pereira, coordenadora de Educação Inclusiva da SME. Durante a formação, os profissionais foram orientados a participar dos cursos disponibilizados pelo Selo UNICEF 2020-2024 e sobre a Lei da Escuta Especializada.
Nesta sexta-feira (23/2), a formação será para os supervisores pedagógicos que atuam na Educação Inclusiva e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O curso será realizado na Escola Municipal Dona Vidinha Pires, no Bairro Vargem Grande.
Neste ano terá continuidade o Plano de Recomposição das Aprendizagens, para acompanhar e monitorar as ações de fortalecimento e melhoria da aprendizagem dos estudantes. Entre as estratégias estão o reforço escolar, intervenção pedagógica, projeto estratégico de incentivo à leitura e escrita, além de uma série de ações com foco no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita com todos os estudantes.
Dentro das atividades previstas na agenda pedagógica para efetivação do plano de recomposição, o período de 26 de fevereiro a 8 de março será dedicado ao monitoramento de aprendizagem, quando será aplicada a primeira avaliação diagnóstica dos estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos. Nesse período, também será realizado o monitoramento do plano anual de trabalho dos psicólogos e assistentes sociais, e lançado o projeto semestral para diretores e supervisores pedagógicos da Educação Infantil.
Essa preparação vai possibilitar a implementação do Programa de Educação Ampliada em Tempo Integral, buscando a formação integral dos alunos no que se refere à cognição, convivência social e afetividade. O Ensino em Tempo Integral será implementado em todas as unidades escolares que dispuserem de espaço para as atividades, e nas unidades que não tiverem essa estrutura será realizado o Tempo Semi-Integral, em dias alternados.
O cronograma será divulgado logo após o período de matrículas e acolhimento dos estudantes.