O Programa Jovem Senador é direcionado para estudantes de escolas públicas estaduais de ensino médio de todo o Brasil. A iniciativa vai selecionar 27 alunos, um de cada estado, para passarem uma semana em Brasília, explorando e vivenciando o trabalho dos parlamentares no Senado Federal.
Em 2024 os jovens serão selecionados por meio de um concurso de redação cujo tema é “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”, tema que busca refletir sobre a celebração do bicentenário da instituição e a importância da democracia no país.
Para participar do processo seletivo, o estudante precisa estar devidamente matriculado e frequentar escola pública da rede estadual de ensino. Ter, no máximo, 19 anos de idade completados até 31/12 de 2024. Além disso, também deve estar disponível para participar da Semana de Vivência Legislativa, prevista para ocorrer de 5 a 9/8. A prova de redação é aplicada na própria escola do candidato. O material necessário para a participação no concurso, incluindo a ficha de inscrição e a folha de redação, está disponível no site senado. leg/jovemsenador.
Na primeira etapa, cada escola é responsável por selecionar a melhor redação. Após esse processo, a selecionada deve ser enviada para a Secretaria de Educação do estado. A Secretaria, então, define os três melhores textos, sem promover uma classificação entre eles. Em um segundo momento, o Senado faz a seleção da melhor redação de cada um dos estados e o autor ou autora do trabalho escolhido se torna um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal na Semana de Vivência Legislativa em Brasília.