[views count="1" print="0"]

Zema pede reunião com Lula em Minas

O governador Romeu Zema, do Novo, quer se reunir com o presidente Lula, do PT, durante sua visita a Minas, agenda para quarta e quinta-feira da próxima semana.

O governador Romeu Zema, do Novo, quer se reunir com o presidente Lula, do PT, durante sua visita a Minas, agenda para quarta e quinta-feira da próxima semana. Ele externou esta pretensão através de ofício enviado ao Palácio do Planalto. A informação foi confirmada na manhã dessa sexta-feira pelo vice-governador, Mateus Simões, do Novo, ao participar de evento na capital.

“O governador não só vai recebê-lo como já mandou oficialmente um pedido, apesar de a agenda não ter sido confirmada, para que ele tenha ao menos 30 minutos de conversa com o governador para a gente tratar dos temas de Belo Horizonte, da região metropolitana, mas especialmente de Minas Gerais”, afirmou Simões.

O vice-governador defendeu que o Estado é conhecido nacionalmente pela hospitalidade aos visitantes e afirmou que a recepção a Lula não seria diferente. “Nós ganhamos todos os prêmios ao longo dos últimos anos de Estado que melhor recebe no Brasil. Somos um dos melhores destinos em termos de receber e não vai ser diferente, obviamente, com o presidente da República, que é muito bem-vindo”, declarou.

Simões não confirmou o dia em que o encontro entre Zema e Lula deve ocorrer, já que ainda não houve aceno do Palácio do Planalto para confirmar a reunião. Na quarta-feira, o presidente estará em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e só desembarca em Belo Horizonte na quinta-feira.

DISCUSSÃO DA DÍVIDA – Caso seja confirmada a agenda entre Romeu Zema e Lula, será a primeira vez que o governador terá a oportunidade de falar diretamente com o presidente da República sobre a tentativa de renegociação da dívida de Minas com a União, que já superou R$ 160 bilhões. Nessa quarta-feira, o Estado já havia anunciado a criação, por parte da Secretaria Nacional do Tesouro (SNT), de dois grupos de trabalho para analisar uma proposta de alternativa à adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A iniciativa ocorreu após reunião entre o secretário de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa, e o subsecretário do Tesouro Estadual, Fábio Amaral.

O primeiro grupo, de acordo com o comunicado, irá analisar a viabilidade da proposta de federalização da Cemig, da Copasa e da Codemig. A transferência do controle das estatais para a União foi sugerida pelo senador Rodrigo Pacheco, do PSD, presidente do Congresso Nacional, para abater parte da dívida de cerca de R$ 162 bilhões do Estado com a União. A alternativa prevê ainda que as estatais sejam compradas pelo governo após 20 anos.

Já o segundo grupo de trabalho irá atualizar os dados do Plano de Recuperação Fiscal enviado pelo Governo de Minas ao Ministério da Fazenda em maio do ano passado para que o Estado pudesse aderir ao RRF. Como o plano foi feito com a previsão de que seria homologado no fim do ano passado e o prazo foi prorrogado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) até 20 de abril, pode ser necessário que os números apresentados pelo Estado de Minas Gerais sejam ajustados.

Zema pede reunião com Lula em Minas
Romeu Zema espera se reunir com Lula na visita a Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

LULA CUPULA
Lula leva agenda climática ao centro do G7
stf x bigtechs
STF impõe novas regras e amplia dever das plataformas
Professores doutores denunciam salários defasados da Unimontes
Projeto de Lei propõe nomeação de reitor da Unimontes pelo voto direto
CONGRESSO
Mulheres ainda ocupam menos de 20% do Congresso Nacional
LDO - AUDIENCIA PUBLICA
LDO projeta orçamento de R$ 3,3 bilhões para 2027
Screenshot_22
Entrega de máquinas reforça municípios da região
Deputado Carlos Pimenta
Deputado se reúne com secretário de Saúde em Minas
01 - FCA - VLI
Proposta final para concessão da FCA inclui corredor ferroviário Minas–Bahia
Renatura lização de rios é estratégia contra enchentes nas cidades
Funasa e Ministério firmam acordo para levar água a quilombolas
Prefeitura leva cidadania e serviços públicos
Governo mineiro divulga lista de agraciados com a Medalha da Inconfidência
Eduardo Cunha avança e articula base na região
Câmara Municipal concede título de Cidadão Honorário a Tampinha
ZEMA ANTECIPA SAÍDA E ENTRA NO JOGO PRESIDENCIAL
Ano Novo reacende conflitos antigos sem fim
Festival faz sucesso em 13 municípios 
Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal 
700 milhões em planta de grafite no Jequitinhonha 
Na torcida pelo hexa, Sigma Lithium lançou parque do torcedor em Taquaral e Araçuaí 
Minas Trend vence Prêmio Frente da Moda Mineira