[views count="1" print="0"]

Zema pede reunião com Lula em Minas

O governador Romeu Zema, do Novo, quer se reunir com o presidente Lula, do PT, durante sua visita a Minas, agenda para quarta e quinta-feira da próxima semana.

O governador Romeu Zema, do Novo, quer se reunir com o presidente Lula, do PT, durante sua visita a Minas, agenda para quarta e quinta-feira da próxima semana. Ele externou esta pretensão através de ofício enviado ao Palácio do Planalto. A informação foi confirmada na manhã dessa sexta-feira pelo vice-governador, Mateus Simões, do Novo, ao participar de evento na capital.

“O governador não só vai recebê-lo como já mandou oficialmente um pedido, apesar de a agenda não ter sido confirmada, para que ele tenha ao menos 30 minutos de conversa com o governador para a gente tratar dos temas de Belo Horizonte, da região metropolitana, mas especialmente de Minas Gerais”, afirmou Simões.

O vice-governador defendeu que o Estado é conhecido nacionalmente pela hospitalidade aos visitantes e afirmou que a recepção a Lula não seria diferente. “Nós ganhamos todos os prêmios ao longo dos últimos anos de Estado que melhor recebe no Brasil. Somos um dos melhores destinos em termos de receber e não vai ser diferente, obviamente, com o presidente da República, que é muito bem-vindo”, declarou.

Simões não confirmou o dia em que o encontro entre Zema e Lula deve ocorrer, já que ainda não houve aceno do Palácio do Planalto para confirmar a reunião. Na quarta-feira, o presidente estará em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e só desembarca em Belo Horizonte na quinta-feira.

DISCUSSÃO DA DÍVIDA – Caso seja confirmada a agenda entre Romeu Zema e Lula, será a primeira vez que o governador terá a oportunidade de falar diretamente com o presidente da República sobre a tentativa de renegociação da dívida de Minas com a União, que já superou R$ 160 bilhões. Nessa quarta-feira, o Estado já havia anunciado a criação, por parte da Secretaria Nacional do Tesouro (SNT), de dois grupos de trabalho para analisar uma proposta de alternativa à adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A iniciativa ocorreu após reunião entre o secretário de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa, e o subsecretário do Tesouro Estadual, Fábio Amaral.

O primeiro grupo, de acordo com o comunicado, irá analisar a viabilidade da proposta de federalização da Cemig, da Copasa e da Codemig. A transferência do controle das estatais para a União foi sugerida pelo senador Rodrigo Pacheco, do PSD, presidente do Congresso Nacional, para abater parte da dívida de cerca de R$ 162 bilhões do Estado com a União. A alternativa prevê ainda que as estatais sejam compradas pelo governo após 20 anos.

Já o segundo grupo de trabalho irá atualizar os dados do Plano de Recuperação Fiscal enviado pelo Governo de Minas ao Ministério da Fazenda em maio do ano passado para que o Estado pudesse aderir ao RRF. Como o plano foi feito com a previsão de que seria homologado no fim do ano passado e o prazo foi prorrogado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) até 20 de abril, pode ser necessário que os números apresentados pelo Estado de Minas Gerais sejam ajustados.

Zema pede reunião com Lula em Minas
Romeu Zema espera se reunir com Lula na visita a Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
Operação Natalina reforça segurança em todo o comércio de MOC
CDL e PM lançam Operação Natalina no hipercentro
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Carlos Pimenta reforça Bancada Norte mineira Posse amplia articulação estratégica na Assembleia Legislativa
Carlos Pimenta reforça bancada Norte mineira
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
WhatsApp Image 2025-12-03 at 19.30.39 (1)
Montes Claros aprova Lei de Inovação e impulsiona era digital
Câmara de vereadores reconhece os 40 anos da ABMCJ
Legisladores reconhecem os 40 anos da ABMCJ
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
TSE realiza cerimônia de entrega de prêmios nesta quarta
Infraestrutura lidera pauta de requerimentos aprovados
Câmara Municipal homenageia o North Esporte Clube com medalha
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
TRE-MG discute estratégias para ampliar cadastramento na região
Programa leva ações de saúde direto à propriedade 
Cooxupé é líder no setor de Agricultura 
Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
TSE realiza cerimônia de entrega de prêmios nesta quarta
Museu da Unimontes tem mostra de exposição coletiva