Com o objetivo de reforçar suas iniciativas para conscientizar a população sobre a importância de optar por atitudes seguras ao interagir com a linha férrea, a VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica, realiza em Montes Claros, nesta quarta-feira (3), das 8 às 9 horas, uma palestra com dicas de segurança para aproximadamente 80 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) São Judas, no Bairro São Judas.
Para que tudo ocorra de forma bem didática e divertida, foi programada uma passagem em nível (PN) lúdica, bem como a entrega de brindes para a criançada. A iniciativa tem como parceiras a Secretaria Municipal de Educação e a Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans).
A adoção de alguns cuidados diários por motoristas e pedestres pode evitar acidentes e preservar vidas, como: respeitar a sinalização, parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha férrea; atravessar a ferrovia apenas em travessias autorizadas, que são devidamente sinalizadas; não estacionar veículos perto do trilho; abaixar os vidros e o som do carro antes de cruzar a linha; se escutar a buzina do trem, ficar atento e esperá-lo passar.
É também muito importante que os pais ou responsáveis orientem as crianças a não brincarem próximo à linha férrea. Elas têm pouca experiência e não conseguem perceber os riscos. Durante as brincadeiras em geral, como futebol e vôlei, podem atravessar sem olhar para pegar a bola que escapa e se colocam em perigo.
Outras dicas são não pegar carona no trem, não pular entre os vagões, mesmo que o trem esteja parado, e não jogar pedras ou outros objetos na composição, bem como evitar fazer vídeos e selfies próximo à linha do trem. O Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) São Judas está localizado na Rua Padre Vieira, 447.
VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).