A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou, no último domingo (10/12), o seu Vestibular com um total de 39.168 inscrições. Trata-se do processo seletivo com maior número de candidatos da história da instituição, para preenchimento de 2.734 vagas em 68 cursos (divididos em dois grupos) para o ano de 2024. Os trabalhos de elaboração das provas foram desenvolvidos pela Comissão Técnica para a Organização e Acompanhamento dos Processos Seletivos no âmbito da Unimontes (Coteps).
Reitor da Unimontes, o professor Wagner de Paulo Santiago agradeceu à confiança da comunidade. “O momento é ímpar pela realização de um sonho com o retorno do Vestibular próprio da Unimontes e também de agradecer a todos que depositaram sua confiança na Universidade ao tentar o processo seletivo, e dizer, que preparamos tudo com muita seriedade e carinho para dar igualdade de condições na disputa para todos os candidatos. Desejo boa sorte a todos os candidatos!”, destacou.
Presidente da Coteps, a professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães acompanhou de perto a execução de todas as etapas. “A sensação é de missão cumprida mesmo que o processo seletivo ainda não tenha sido encerrado. Toda a equipe em total dedicação, a aplicação das provas ocorreu tranquila em todos os campi e locais disponibilizados, sem registro de ocorrências graves durante o período”.
A dirigente completa que o processo seletivo contou com a participação de candidatos dos 26 Estados brasileiros e de outros países, como Alemanha, Cuba, Estados Unidos, Espanha, Guiné Bissau, Portugal, Polônia e Venezuela. Os candidatos ao vestibular da Unimontes foram distribuídos em dois grupos, concorrendo às vagas para as entradas na instituição nos dois semestres de 2024. Pelo sistema adotado, o mesmo candidato teve a oportunidade de concorrer a vagas em dois cursos iguais ou diferentes no mesmo processo seletivo, para entradas em semestres diferentes.
Foram recebidas 20.103 inscrições para o grupo 1, cujos candidatos realizaram as provas pela manhã (8 às 12 horas), e foram registradas 19.065 inscrições para os cursos do grupo 2, que realizaram as provas também no dia 10 de dezembro, no período da tarde (15 às 19 horas). A aplicação das provas ocorreu em Montes Claros e campi de Almenara, Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí.