A Câmara Municipal aprovou, em reunião ordinária, nessa terça-feira, requerimentos, entre eles, três voltados para o lazer e esporte. A instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiências nas praças e parques da cidade foram cobrados pelos vereadores Rodrigo Cadeirante, do União Brasil e Marlus do Independência, do PSD. Eles defenderam que o número de crianças com dificuldades de locomoção é expressivo e a atenção com essas pessoas e suas famílias é um dever do município.
O vereador Stalin Cordeiro, do União Brasil, cobrou a instalação de academia ao ar livre na praça Gonçalves Ramos, bairro Vera Cruz. Lembrou que investimentos como nas academias ao ar livre é uma forma de incentivar a prática de esporte e o cuidado com a saúde e bem-estar.
Já o vereador Claudim da Prefeitura, do Cidadania, solicitou estudo de viabilidade para criação de parque na área verde localizada na avenida Antônio Lafetá Rebelo, próximo ao Córrego das Melancias, no bairro Carmelo, e que seja denominado oficialmente como parque Professor Ivo Das Chagas. Rodrigo Cadeirante falou sobre a dificuldade enfrentada pelas pessoas com deficiências nos momentos que usam o transporte público e cobrou a intensificação das fiscalizações dos elevadores nos ônibus do transporte coletivo.
INFRAESTRUTURA – A vereadora Graça da Casa do Motor, União Brasil reivindicou a reforma geral do calçadão da Praça de Esportes. Segundo ela, a reforma não seria apenas por questão estética, mas principalmente para segurança dos pedestres que passam pelo logradouro.
O vereador Odair Ferreira, do Solidariedade, pediu a implantação de quebra-molas nas avenidas Engenheiro Veloso e Arthur Fagundes. O vereador defendeu que a obra vai beneficiar principalmente a população da região e ajudar a melhorar o tráfego de veículos.
O vereador Reinaldo Barbosa, do PSD, pediu a inclusão no Programa de Investimento no Cidadão (PIC) da obra de pavimentação asfáltica da estrada que dá acesso à comunidade de Vaca Morta. Para ele, investimento que vai beneficiar a população e, especialmente o transporte escolar. A vice-presidente da Casa, vereadora Maria Helena Lopes, do MDB, cobrou o retorno da finalização da obra de recapeamento da avenida Coração de Jesus, no bairro Chiquinho Guimarães.
EVENTOS – Também foram aprovados requerimentos para realização de audiências públicas e homenagens. A pedido do vereador Daniel Dias, do PC do B, solicitou e será realizada no próximo dia 13, às 9h, audiência pública para debater e buscar soluções para a falta de leitos nas UTIs pediátricas. Para debater os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do Magistério de Minas Gerais será realizada audiência pública, proposta pela vereadora professora Iara Pimentel, do PT, no dia 17/5 às 14 horas.
PROJETO – A Câmara Municipal também aprovou projeto do Executivo que autoriza parceria entre a Prefeitura e Sociedade Rural de Montes Claros e repassa recursos financeiros no valor de R$ 140 mil, em espécie, para apoio à 50ª Expomontes. Em contrapartida, a Sociedade Rural, além de apresentar prestação de contas da aplicação dos recursos orçamentários cedidos pelo Município, deverá ceder, gratuitamente, um stand de 100 metros quadrados e 4 mil ingressos diurnos para acesso à Expomontes/2024, a serem distribuídos aos alunos da rede municipal de ensino.