[views count="1" print="0"]

Unimontes sedia Congresso Internacional

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) sediará, no período de 12 a 16 de agosto, o XIII Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (Coninter), que tem como tema "Desenvolvimentos, mitos, ideias e projetos para um mundo em conflito".

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) sediará, no período de 12 a 16 de agosto, o XIII Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (Coninter), que tem como tema “Desenvolvimentos, mitos, ideias e projetos para um mundo em conflito”. O evento é uma iniciativa da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (Aninter-SH), sendo organizado pela Unimontes por intermédio da coordenação do Programa de PósGraduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Social (PPGDS), com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

Presidida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, a cerimônia de abertura oficial será realizada na terça-feira (13/8), às 19 horas, no salão de eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Logo em seguida, acontecerá a conferência sobre o tema “Poder, política e democracia”. O conferencista será o professor José Luiz Quadros de Magalhães, integrante do corpo docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente da Sociedade Brasileira de Bioética – Regional Minas Gerais.

A comissão organizadora do Coninter é presidida pelo professor Elton Dias Xavier, do PPGDS/Unimontes. Ele destaca a importância de a Universidade Estadual de Montes Claros sediar o congresso, que reúne professores, pesquisadores Rede Sesc promove Semana do Desenvolvimento Comunitário e acadêmicos das áreas interdisciplinares sociais e de humanidades de todo o país.

“Para a Unimontes, é uma responsabilidade muito grande sediar e ser co-organizadora de um evento dessa envergadura”, ressalta o professor Elton Dias Xavier. Ele lembra que o congresso sempre ocorre em instituições de ensino superior públicas renomadas. A edição anterior do Coninter foi sediada na Universidade de São Paulo (USP).

O XIII Congresso Coninter teve 670 inscrições efetivadas, com a expectativa de contar com cerca de 1 mil participantes. Estão previstos conferências, palestras, debates, oficinas e minicursos. Além da USP e da UFMG, o encontro contará com representantes de outras importantes instituições, como as universidades federais do Pará (UFPA), do Maranhão (UFMA), do Ceará (UFC) e do Rio Grande do Sul (UFRGS).

“Por meio deste evento, buscamos reunir acadêmicos, pesquisadores, profissionais e agentes de mudança de diversas áreas do conhecimento e atuação, vinculados ou não ao campo interdisciplinar, com o intuito de compartilhar experiências, insights e propostas que possam contribuir para a construção de um mundo socialmente justo, diverso e democrático”, destaca a comissão organizadora do congresso.

A organização também ressalta a relevância do debate sobre “Desenvolvimentos, mitos, ideias e projetos para um mundo em conflito”. “O tema nos propõe a pensar o mundo marcado por conflitos de diversas naturezas: sejam eles sociais, políticos, econômicos ou culturais. A partir desse cenário desafiador, torna-se essencial promover um espaço de reflexão e debate que busque não apenas compreender as origens e dinâmicas dos conflitos, mas também apresentar caminhos e horizontes para superá-los”, descreve.

Unimontes sedia Congresso Internacional
REITOR da Unimontes, o professor Wagner de Paulo Santiago abrirá oficialmente o Seminário Internacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Captura de tela 2025-06-26 181946
Estudantes de seis países e 21 Estados fizeram provas do Paes
Flávio Roscoe recebe homenagem em reconhecimento aos serviços prestados à cidade
Presidente da Fiemg recebe título de Cidadão Benemérito
A iniciativa terá duração de 18 meses e impactará diretamente as 47 superintendências de Ensino, inclusive, a de Montes Claros, Januária e outros municípios do Norte de Minas
Projeto busca construir educação antirracista nas escolas do Estado
Unimontes recebe ópera "La Serva Padrona" nesta quinta
Unimontes recebe ópera "La Serva Padrona" nesta quinta
Acadêmicos e professores do curso de Direito das Faculdades Unidas do Norte de Minas foram recebidos pelo Hospital Dílson Godinho em Montes Claros
Acadêmicos e professores do Curso de Direito Funorte assistem pacientes
UFMG cria duas licenciaturas em Montes Claros
UFMG cria duas licenciaturas em Montes Claros
INEMONTES conquistou a certificação do Centro de Referência
Unimontes conquista a certificação por empreendedorismo e inovação
A DEPUTADA Leninha abordará o tema “Aquilombar a Universidade” na roda de conversa
Unimontes abre evento “Negritudese Ancestralidades” nesta quarta-feira
IFNMG abre inscrições para preenchimento de 117 vagas
Estudantes debatem sobre as redes sociais e saúde mental
Unimontes abre inscrições para os cursos do “Trilhas do Futuro
Provas para cursos técnicos do IFNMG serão aplicadas no domingo
IFNMG oferta 200 vagas gratuitasde FIC em curso gratuito para MEI
Estudantes do Colégio Marista São José celebram as tradições no Dia do Folclore
IFNMG oferta curso gratuito e a distância de monitor de uso
Inscrições para cursos gratuitos pelo Pronatec terminam no dia 13
AMM divulga nota oficial sobre a privatização da Copasa 
Caxambu adota carruagens elétricas 
Abertas inscrições para o concurso da polícia penal
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Cruzeiro receberá o Botafogo nesta quinta-feira no Mineirão