Unimontes lamenta a morte de ex-deputado

O ex-deputado (estadual e federal) Cleuber Brandão Carneiro, de 84 anos, faleceu nessa segunda-feira, em Belo Horizonte, onde estava internado.

O ex-deputado (estadual e federal) Cleuber Brandão Carneiro, de 84 anos, faleceu nessa segunda-feira, em Belo Horizonte, onde estava internado. O corpo está sendo velado em Januária, onde acontecerá o sepultamento no cemitério local, às 9 horas desta quarta-feira.

A gestão superior da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) divulgou nota de pesar pelo falecimento do ex-deputado Cleuber Brandão Carneiro, benfeitor da instituição. Na nota, assinada pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, é ressaltada a contribuição do ex-parlamentar ao ensino superior do Norte de Minas ao longo de sua vida pública.

“Profundamente consternados, reitor, vice-reitor, demais integrantes da gestão superior, professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos lamentam a inestimável perda e reconhecem a elevada contribuição oferecida pelo parlamentar ao desenvolvimento do ensino superior do Norte de Minas, especialmente em Januária, sendo um grande benfeitor para a instalação e consolidação do campus da Unimontes no município”, diz a mensagem.

Na nota, é lembrado que o ex-deputado teve destacada participação no processo de transformação da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) na atual Unimontes, por meio da Constituição Mineira, promulgada em 15 de setembro de 1989.

Após a estadualização e o reconhecimento federal da instituição superior, ele atuou efetivamente na expansão das ações da Universidade para fora de sua sede, especialmente, em Januária, onde contribuiu na articulação para a transferência de área da Codevasf para a instalação do campus da Unimontes naquele município. Destinou recursos de emenda parlamentar para a construção do prédio de três andares para sediar os cursos do Campus, além da estrutura do Laboratório do Exercício do curso de Educação Física e da estrutura do Centro de Arte, Cultura, Música e Turismo Professora Zizi Aquino.

Na nota é lembrado ainda que, entre outras ações, o ex-deputado ajudou a viabilizar junto ao Ministério das Comunicações a concessão da Rádio Universitária (101,1 FM) à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Norte de Minas (Fadenor). “O ex-deputado Cleuber Brandão escreveu seu nome, de forma indelével, na criação e na história de expansão da Unimontes no Norte de Minas. A nossa gratidão e nossas mais sinceras manifestações de sentimento à família enlutada”, conclui a nota.

CARREIRA – Cleuber Brandão Carneiro foi vereador e prefeito de Januária na década de 1970 e exerceu cinco mandatos de deputado estadual (1979 a 1998) e dois mandatos na Câmara Federal (1999 a 2007). Também advogado, professor e produtor rural, com base eleitoral no Norte de Minas, Cleuber Carneiro teve atuação destacada na Assembleia Legislativa, da qual foi vice-presidente (1989/1990)

Unimontes lamenta a morte de ex-deputado
Direção da Unimontes lamenta a morte do ex-deputado Cleuber Carneiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Emenda que amplia salário será votada
Emenda que amplia salário será votada
Presidente da Amams é homenageado pela AMM
Presidente da Amams é homenageado pela AMM
Prefeitura entrega certidões de regularização fundiária urbana
Prefeitura entrega certidões de regularização fundiária urbana
Governo aumenta reajuste salarial para 4,62%
Governo aumenta reajuste salarial para 4,62%
Cidade terá programa Governança Corporativa
Cidade terá programa Governança Corporativa
Projeto prevê proteção à mulher vítima de violência
Projeto prevê proteção à mulher vítima de violência
Montes-clarense assume o TSE pela segunda vez
Montes-clarense assume o TSE pela segunda vez
Prefeitura presta contas na Câmara
Prefeitura presta contas na Câmara
Zema exalta posse de montes-clarense no TSE
Congresso destaca apoio do Governo às prefeituras
Estado apresenta soluções inovadoras para municípios
Vereadores pedem fim do lixão no bairro Canelas
Deputada do PL vai assumir Secretaria no governo Zema
TRE trabalha com foco nas eleições municipais
Último FPM de maio tem aumento de 20%
Deputados aprovam revisão dos salários para servidores
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste