As cerimônias de outorga de grau unificada do campus sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizadas no Espaço OAB Eventos, marcaram a formatura de 403 novos profissionais, entre bacharéis e licenciados, entregues ao mercado de trabalho.
As solenidades foram presididas pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago. A cerimônia contou ainda com a presença do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, além de autoridades políticas, pró-reitores, coordenadores, professores, demais autoridades, familiares e convidados.
Durante o discurso, o reitor destacou avanços institucionais recentes, como a ampliação da infraestrutura universitária, a criação de novos cursos e conquistas históricas para o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Entre elas, a aprovação, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, da Proposta de Emenda à Constituição nº 42/2024, que autoriza o repasse direto de emendas parlamentares ao hospital.
O reitor Wagner de Paulo Santiago também ressaltou a atuação da universidade na ciência, na tecnologia e na inovação, citando pesquisas de destaque nas áreas da macaúba e do cacau, além da criação de novos cursos de graduação, como Psicologia, Farmácia, Cinema e Audiovisual, bem como Inteligência Artificial e Engenharia Elétrica/Eletrônica, com início das primeiras turmas previsto para 2026.
“A Unimontes está na vanguarda do conhecimento, criando cursos e desenvolvendo pesquisas que dialogam com as demandas do mercado e da sociedade. A pesquisa científica aqui produzida ultrapassa os muros da universidade e impacta diretamente o desenvolvimento econômico e social de todo o país.”
Na quarta-feira (17/12), a cerimônia reuniu 240 formandos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Geografia, História, Letras (Espanhol e Português), Pedagogia, Serviço Social, Teatro e Tecnologia em Gestão Pública, além de formandos extemporâneos de Artes/Música, Ciências da Religião e Letras Inglês.
Representando os colegas, a bacharel em Administração Júlia Fernandes Santos foi a oradora da noite. Em um discurso marcado pela emoção e pela gratidão, ela destacou o apoio da família, dos amigos e da universidade ao longo da trajetória acadêmica.
“Estar aqui hoje é a realização de um sonho. Agradeço, primeiramente, a Deus e, especialmente, à minha família, que foi a base e o sustento para que eu pudesse chegar até aqui”, afirmou.
A colação de grau teve ainda um significado especial para a família de Júlia. Sua mãe, Viviane Fernandes Medeiros, egressa do curso de Direito da Unimontes há 29 anos, acompanhou a formatura da filha e celebrou o legado familiar.
“É algo que não cabe no coração ver nossos filhos colarem grau na mesma universidade onde nós formamos. A Unimontes proporciona oportunidades que transformam vidas”, declarou.