A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Coordenação Técnica de Processos Seletivos (Coteps), divulgou a relação candidato/vaga do Vestibular Próprio 2025, para o ingresso nos cursos de graduação da instituição no próximo ano. Entre as novidades desta edição estão os cursos de Engenharia Elétrica/Eletrônica e Inteligência Artificial, criados pela atual gestão superior da Unimontes.
DIA 30 DE NOVEMBRO
As provas do vestibular serão aplicadas no próximo dia 30, em dois turnos, pela manhã (Grupo 1) e à tarde (Grupo 2). A taxa de inscrição teve valor simbólico de R$ 15, e a aplicação no mesmo dia permite que o candidato participe da disputa de vagas em dois cursos diferentes.
Conforme os dados oficiais da Coteps, 27.087 candidatos se inscreveram para disputar 1.650 vagas em 88 cursos ofertados pela Unimontes, distribuídos em dois grupos de provas, conforme o Edital nº 04/2025, disponível em www.coteps.unimontes.br. Medicina segue como o curso de graduação mais concorrido da instituição, com os índices (sistema universal) de 672,5 candidatos/vaga e de 569,25 candidatos/vaga, dos grupos 1 e 2, respectivamente.
Somadas às 413 vagas oferecidas pelo Enem/Sisu, o total de oportunidades abertas pela universidade para 2026 é de 2.063. A Unimontes conta, ainda, com o Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES), retomado pela atual gestão da reitoria em 2024.
As provas do Vestibular Próprio da Unimontes serão realizadas em Montes Claros e nos demais campi da universidade, em Almenara, Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas e São Francisco.
Os candidatos aos cursos de Direito, Enfermagem, Medicina e Odontologia farão as provas exclusivamente em Montes Claros.
Montes Claros concentra novamente a maioria dos inscritos, com participantes oriundos de todos os estados brasileiros e também de outros países, o que reforça o caráter nacional e internacional do processo seletivo da Unimontes.
A presidenta da Coteps, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, destacou o alcance e a credibilidade do vestibular próprio.
“A quantidade de inscritos é resultado de um esforço coletivo da nossa gestão, sob a direção da Coteps, da Fadenor, do reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, e, principalmente, da confiabilidade em nossa Unimontes. Tivemos candidatos de todas as regiões do Brasil e até de outros países interessados em estudar e fazer parte da nossa universidade, que é pública, gratuita e de qualidade. Isso mostra o quanto estamos no caminho certo, produzindo ensino, pesquisa, extensão e inovação de alta performance”, enfatizou a presidenta da Coteps, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães.
CURSOS MAIS CONCORRIDOS
Medicina permanece como o curso mais concorrido da Unimontes. No sistema de ampla concorrência, a graduação registrou 5.380 inscritos no Grupo 1, o que representa uma disputa de 672,5 candidatos/vaga, e 4.554 no Grupo 2, o que significa o índice de 569,25 candidatos/vaga. O curso lidera o ranking de concorrência e mantém a tradição de ser um dos mais procurados do país.
No Grupo
1, o Top 10 dos cursos mais concorridos é o seguinte: 1- Medicina (Integral – Montes Claros) – 672,5 candidatos por vaga
2- Direito (Noturno – Montes Claros) – 144
3- Direito (Matutino – Montes Claros) – 128,67
4- Psicologia (Integral – Montes Claros) – 119,14
5- Enfermagem (Diurno – Montes Claros) – 83,67
6- Odontologia (Integral – Montes Claros) – 81,5
7- Sistemas de Informação (Noturno – Montes Claros) – 72,33
8- Farmácia (Integral – Montes Claros) – 52,14
9- Engenharia Elétrica/Eletrônica (Noturno – Montes Claros) – 51,67
10- Medicina Veterinária (Integral – Janaúba) – 51,67 candidatos/vaga
2 No Grupo 2, a liderança também é de Medicina, seguida de Direito e Psicologia, curso este criado pela atual gestão.
“A nova graduação em Inteligência Artificial também se destacou, registrando 219 candidatos no Grupo 1 e 263 no Grupo 2, o que corresponde a mais de 40 candidatos por vaga, refletindo o crescente interesse pelas áreas de tecnologia e inovação”, destacou a professora Jussara Guimarães.
Os candidatos farão provas de múltipla escolha e de redação, com conteúdos comuns e específicos por área de conhecimento. As provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Filosofia, Sociologia e Redação são comuns a todos os inscritos.
As provas específicas variam conforme a área:
Ciências Humanas: História e Geografia
Ciências Sociais Aplicadas e Tecnologias: História e Matemática
Saúde, Agronomia e Zootecnia: Química e BiologiaCiências Exatas: Matemática e Física