Os últimos 12 campeões brasileiros foram os melhores visitantes da competição, desde 2011. Neste ano, o Flamengo é o melhor visitante e está na vice-liderança da classificação geral, mas o quarto colocado Atlético é atualmente o segundo melhor visitante. O desempenho fora de casa tem sido tão determinante para ficar com o título do Brasileirão que em cinco dessas edições, o campeão não foi o melhor mandante, sendo que em três casos, não teve nem mesmo o segundo melhor desempenho caseiro. Mas o líder Palmeiras está fazendo de tudo para reverter esse padrão, e o Botafogo ainda sonha em retomar a ponta e ficar com o título nacional.
O Flamengo está com a melhor campanha visitante do Brasileirão (9 V, 4 E, 5 D, 57,4%) e nesta quarta-feira recebe o segundo melhor forasteiro (7 V, 6 E, 4 D, 52,9%). Mesmo que o Atlético vença na quarta-feira, ainda terá 55,6% de aproveitamento e permanecerá com a segunda campanha fora de casa, mas os dois jogam como visitantes na última rodada, o Flamengo contra o São Paulo, e o Atlético contra o Bahia.
Com apenas o quinto melhor desempenho forasteiro, o líder Palmeiras é o segundo melhor visitante do Brasileirão (12 V, 2 E, 3 D, 74,5%). O melhor desempenho é do Fluminense (13 V, 4 E, 1 D, 79,6%), que com o título da Libertadores está usando o Brasileirão para não perder o ritmo de jogo já pensando no Mundial de Clubes. Em toda a temporada 2023, o Fluminense é o clube que conseguiu o melhor desempenho caseiro, e o Palmeiras, o segundo, com o Grêmio na terceira colocação. As posições espalham o que os clubes conseguiram fazer no Brasileirão.
Salta aos olhos o desempenho do Cruzeiro, que em 24 partidas como mandante, venceu apenas cinco, quatro pelo Brasileirão e uma pela Copa do Brasil. No Brasileirão, o Cuiabá deu trabalho para muito mandante, derrotando, América, Cruzeiro, Goiás, Fortaleza, Internacional, Coritiba, Botafogo e Bahia (por enquanto). É o quarto melhor visitante do Campeonato Brasileiro.
Mas como disputa competições em que seu nível técnico de Série A é muito desproporcional ao dos adversários, venceu seis dos oito jogos como visitante no Mato-grossense e na Copa Verde. Foi campeão estadual, mas acabou eliminado nas semifinais da Copa Verde pelo Goiás. Os destaques negativos foram Santos, Coritiba, Corinthians e América, as quatro piores campanhas visitantes do ano. O Corinthians venceu sete dos 34 jogos fora de casa (21%), e o América, apenas quatro dos 33 (12%).
CHANCES
De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Palmeiras é o grande favorito ao título do Campeonato Brasileiro, com 55.3% de probabilidade de ficar com a taça. O Flamengo aparece em segundo, com 19.1%, seguido por Botafogo, com 18.5%, e Atlético, com 3.7%. Grêmio (1.7%) e Bragantino (1.7%) têm chances mínimas de título. Faltando três rodadas para o fim do Brasileirão, o Palmeiras lidera a competição com o mesmo número de pontos (63) do segundo colocado, o Flamengo. O time paulista leva vantagem no saldo de gols: 26 x 17.